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Rede de Viação
Paraná-Santa Catarina (1949-1975)
RFFSA (1975-1996) |
INSPETOR
AURELIANO GODÓI (antiga VENTANIA)
Município de Ventania, PR |
Ramal de Monte Alegre - km 190 (1960);
km 158,402 (1989) |
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PR-2042 |
Altitude: 1010 m |
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Inauguração: 16.02.1949 |
Uso atual: abandonada (2021) |
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com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
1949 |
HISTÓRICO DA
LINHA: O ramal de Monte Alegre teve a construção iniciada pela RVPSC
em outubro de 1942, especificamente para ligar a estação de Joaquim
Murtinho (Raul Mesquita) à fábrica de papel e celulose da Klabin,
na Fazenda Monte Alegre, junto ao rio Tibagi. O primeiro trecho foi
aberto em 1949, chegando a Barro Preto, mas somente em 1958 chegou
à fábrica, que já operava havia cerca de dez anos. O ramal deveria
ser estendido até Apucarana, na linha Ourinhos-Cianorte, bem como
até Lysimaco Costa, no ramal de Barra Bonita, e dali a Cornélio Procópio,
também na Ourinhos-Cianorte, mas ambos os prolongamentos nunca vieram
a ser construídos. A vila operária da fábrica de celulose acabou por
dar origem à "Cidade Nova", mais tarde chamada de Telêmaco Borba.
Trens de passageiros circularam pelo ramal desde o seu início, até
1976/77, quando foram suprimidos. Entretanto, o tráfego de cargueiros
para a fábrica continua até hoje, sendo o responsável pela operatividade
da antiga linha Itararé-Uruguai, entre as estações de Uvaranas (em
Ponta Grossa) e Raul Mesquita, passando daí diretamente para o ramal.
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HISTÓRICO DA ESTAÇÃO:
A estação foi aberta com o nome de Ventania,
em 1949. Seu nome foi alterado mais tarde para Inspetor Aureliano
Godói.
"Em Ventania, deparamo-nos com uma estação
preservada e recentemente reformada. Deve servir de base para a operação
da ferrovia, pois havia em seu pátio um auto de linha (sem um dos
eixos, provavelmente em manutenção) da ALL com um adesivo da Klabin.
Creio que seja exclusivo desta linha. A vila ferroviária está ocupada,
e as casas estão preservadas, ainda que precariamente" (Douglas
Razaboni, 03/12/2004). O pátio da estação
ainda tinha carregamento de toras em 2009, mas, em julho de 2021, já estava abandonada..
ACIMA: Em frente à estação, do
outro lado dos trilhos, a casinha de madeira e o auto de linha num
desvio morto. (Fotos Daniel Gentili, fevereiro de 2009).
ACIMA: (esquerda) A estação e o carro
de linha visto acima. (direita) O pátio visto da estação,
com diversas casas de turma da vila ferroviária, em alvenaria,
à esquerda (Fotos Daniel Gentili, fevereiro de 2009).
(Fontes: Daniel Gentili, 2009; Luiz Sergio P. Marcondes, 2009; Douglas
Razaboni, 2004; acervo ABPF-Paraná; RVPSC: Relatórios
anuais, 1940-60; RFFSA: Listagem oficial de estações,
1989; IBGE, 1960; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
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A estação de Inspetor Aureliano Godói,
nos anos 1980. Foto do acervo da ABPF-Paraná |
A estação em 29/12/2003. Foto Douglas Razaboni |
Casas da estação em 29/12/2003. Foto Douglas Razaboni
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A estação em 29/12/2003. Foto Douglas Razaboni
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A estação em 02/2009. Foto Daniel Gentili |
A estação em 07/2021. Foto Daniel Gentili |
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Atualização:
23.09.2021
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