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Engenheiro Lange
Marumbi
Cadeado
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IBGE - 1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2002
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E. F. Paraná
(1885-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996) |
MARUMBI
Município de Morretes, PR |
linha Curitiba-Paranaguá -
km 59,643 (1936) |
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PR-2422 |
Altitude: 479,597 m |
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Inauguração: 05.02.1885 |
Uso atual: parada de trem turístico
(2016) |
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com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
anos 1940 |
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HISTORICO DA LINHA:
A linha unindo Curitiba a Paranaguá, a mais antiga do Estado,
foi aberta pela E. F. Paraná de Paranaguá a Morretes
em 1883, chegando a Curitiba em fevereiro ded 1885. Durante seus 120
anos de existência ela pouco mudou, apenas dentro de Curitiba
e na mudança de um ou outro túnel na serra. É
considerada um dos marcos da engenharia ferroviária nacional,
projetada por André Rebouças e construída por
Teixeira Soares, depois de firmas estrangeiras recusarem a obra devido
à dificuldade do trecho da serra, entre Morretes e Roça
Nova. É também uma das poucas linhas que continua ter
trens de passageiros, embora de forma turística apenas, desde
os anos 1990, hoje explorado por uma concessionária privada,
a Serra Verde. Em 1942, a E. F. Paraná foi englobada pela R.
V. Paraná-Santa Catarina, e esta, em 1975, transformada em
uma divisão da RFFSA. Em 1996, o trecho passou a ser operado
pela ALL, que obteve a concessão da antiga RVPSC. |
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HISTÓRICO DA ESTAÇÃO:
A estação de Marumbi, aberta com a linha em 1885,
era inicialmente de madeira e provisória. Depois foi construída
a estação que durou até os anos 1940, também
de madeira. O local teria se chamado anteriormente Taquaral
e em seguida Quilômetro 60. O prédio anterior ao atual era
de madeira de imbuia, próximo a pedreira explorada pela firma Moscalewski
e fora inaugurado no ano de 1913, à direita da linha para quem ia
para Paranaguá.
No ano de 1935, Marumbi passou de parada a estação de terceira
classe. Nos anos 1940 foi construída a estação
atual, de alvenaria, do outro lado da linha em relação
à antiga - hoje está do lado esquerdo da linha, para
quem desce a serra. A construção e locação do atual, de alvenaria,
prendem-se a um episódio curioso. Ponto de apoio para os escaladores
da Serra do Mar, os chamados marumbinistas, ao saberem estes que pretendia
o Cel. Durival de Britto levantar um novo edifício na mesma
posição do anterior, dirigiram-lhe um requerimento em que solicitaram
que fosse feita a construção aludida, em Marumbi, ao lado esquerdo
de quem desce a linha, por ser fachada sul, afim de que a respectiva
plataforma não ficasse exposta às freqüentes chuvas e ventos e também
para que se pudesse apreciar o panorama mais lindo desse trecho e
o majestoso conjunto granítico de Marumbi, e que também
fosse transferido o bar da estação de Eng. Lange para a de
Marumbi, tendo-se em vista o maior número de excursionistas,
e consequentemente, maior movimento, além de ser ali o cruzamento
dos trens M-1 e P-2 e o carro motriz, fato que se afigura de recíproca
vantagem, tanto à ferrovia como aos passageiros. Finalmente, pediram-lhe
que fosse agregada na construção um pequeno reservado com fogão e
chuveiro, destinado unicamente para descanso, abrigo e mudança de
roupa, para o número cada vez mais crescente de excursionistas, ficando
a cargo destes o zelo, asseio e ordem dessa dependência, de vez que
se comprometem também a não perturbar a tranqüilidade dessa estação.
O Cel. Durival de Britto, administrador rigoroso e inflexível,
não teve dúvidas e atendeu aos marumbinistas: a estação foi construída
do lado esquerdo de quem desce a serra.
As antigas casas de turma eram em 2002 do pessoal do IAP. É onde ficam
os responsáveis pelo cuidado do local, segurança, além de locais para
guardar mochilas e barracas. É basicamente hoje a única
parada do trem turístico na serra, usado para desembarcar e
embarcar "mochileiros" que passeiam pela serra. Tanto a
estação como as casas estavam em 2016 em razoável
estado de conservação, apenas.
ACIMA: A segunda estação de Marumbi (junto à fumaça), sem data (autor desconhecido).
ACIMA: A antiga estação do Marumbi, sem data (Autor desconhecido).
ACIMA: A nova estação do Marumbi, em 16/2/1946 (Autor desconhecido).
v: Bela foto da estação
e do pátio de Marumbi, em junho de 2007 (Foto J. C.
Kuester).
ACIMA: Parte do pátio da estação, anos 2000 (Foto Anthar Cesar).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Anthar Cesar; J. C. Kuester; Silvio Rizzo; Victor Colombelli; Daniel
Trevisan; Nilson Rodrigues; Raul Carneiro Neto; Dirceu Cavalcanti;
RVPSC: relatórios anuais, 1920-59; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; IBGE, 1960) |
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Prédio original da estação de Marumbi,
em 1885. |
Parada de Marumbi, em 1935. Esta foi a segunda estação.
Foto dos relatórios da RVPSC |
Janela na parte traseira da nova estação, nos
anos 1940. Foto cedida por Dirceu C. Cavalcanti |
A estação, em 1953. Foto cedida por Dirceu C.
Cavalcanti |
Estação de Marumbi, em 1982. Foto Nilson Rodrigues |
Casas defronte a estação, em 30/05/2002. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
A estação, em 30/05/2002. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação, em 30/05/2002. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 12/2002. Foto Daniel Trevisan |
A estação em 08/2005. Foto Raul Carneiro Neto |
A estação em 24/5/2009. Foto Victor Colombelli |
A estação em 2/12/2015. Foto Silvio Rizzo |
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Atualização:
12.04.2021
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