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Porto de Cima
Engenheiro Lange
Marumbi
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IBGE - 1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2002
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E. F. Paraná
(1885?-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ENGENHEIRO
LANGE
(antiga VOLTA GRANDE)
Município de Morretes, PR |
linha Curitiba-Paranaguá -
km 55,900 (1936) |
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PR-0383 |
Altitude: 372,958 m |
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Inauguração: 05.02.1885? |
Uso atual: abandonada (2015) |
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com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
1935 |
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HISTORICO DA LINHA:
A linha unindo Curitiba a Paranaguá, a mais antiga do Estado,
foi aberta pela E. F. Paraná de Paranaguá a Morretes
em 1883, chegando a Curitiba em fevereiro ded 1885. Durante seus 120
anos de existência ela pouco mudou, apenas dentro de Curitiba
e na mudança de um ou outro túnel na serra. É
considerada um dos marcos da engenharia ferroviária nacional,
projetada por André Rebouças e construída por
Teixeira Soares, depois de firmas estrangeiras recusarem a obra devido
à dificuldade do trecho da serra, entre Morretes e Roça
Nova. É também uma das poucas linhas que continua ter
trens de passageiros, embora de forma turística apenas, desde
os anos 1990, hoje explorado por uma concessionária privada,
a Serra Verde. Em 1942, a E. F. Paraná foi englobada pela R.
V. Paraná-Santa Catarina, e esta, em 1975, transformada em
uma divisão da RFFSA. Em 1996, o trecho passou a ser operado
pela ALL, que obteve a concessão da antiga RVPSC. |
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A ESTAÇÃO: A parada
de Volta Grande foi inaugurada em 1885. Porém, em
relatórios fiscais da construção, não figura a antiga
denominação de Volta Grande, nem mesmo como parada técnica.
O nome Desvio de Volta Grande começa a aparecer em publicações
do fim do século XIX, coincidindo com o ingresso do engenheiro
Lange nos quadros da ferrovia.
Sendo
assim, não existiria base documental para colocar a inauguração
no ano de 1885, mas alguns pesquisadores o fizeram. Ao contrário,
em 1904, ali existiam apenas um rancho para depósito de material da
via permanente, um rancho da ferraria e duas casas de turma, nada
mais.
Em 1925 (ver caixa abaixo), a estação passou a se chamar
Engenheiro Lange. O engenheiro Rudolph Lange era um
técnico dos mais abalizados, foi por muitos anos chefe da Via Permanente
e responsável pelos projetos de importantes obras da E. F. do Paraná
e mesmo particulares, entre as quais, a reforma da estação de Curitiba,
das de Paranaguá e Antonina e a sede da Sociedade
Concórdia de Curitiba.
Em 1935, o antigo prédio de madeira foi desmanchado e substituído
por um de alvenaria, que se pode ver na primeira foto abaixo. A O prédio durou
pouco e ainda era considerado uma parada. Em meados dos anos 1940, foi substituído pelo prédio atual.
Depois da desativação dos trens de passageiros regulares
da RFFSA, a estação esteve abandonada, mas no final
de 2005 foi restaurada, se bem que apenas externamente, pela ALL.
"Mas, por dentro, há algumas partes sem assoalho e
com umidade nas paredes" (Julio Carone, 04/2006).
ACIMA:
Vista da estação antiga de Engenheiro Lange, ainda com
o nome de Volta Grande, provavelmente no início dos anos 1930
(Acervo João Pires Barbosa Filho). ABAIXO: Na frente da estação
de Engenheiro Lange, em 1968, um par de locos G-12 da Rede de Viação
Paraná-Santa Catarina (Autor desconhecido, acervo Paulo Stradiotto).
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1913
AO LADO: Modificações
nos pátios das estações da linha em 1913
(O Estado de S. Paulo, 8/6/1913).
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1925
AO LADO: Autorização para mudança de
nome da estação (O Estado de S. Paulo, 21/5/1925).
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ACIMA: Pausa na estação de
Engenheiro Lange em 1935 (Foto Arthur Wischral).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Arthur Wischral;
Júlio Carone; Paulo Stradiotto; João
Pires Barbosa Filho; Dirceu Cavalcanti;
Júlio Carone; O Estado de S. Paulo, 1913 e 1925; RVPSC: relatórios
anuais, 1920-1956;IBGE) |
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A então novíssima estação de Engenheiro
Lange, que substituiu a antiga em madeira, em foto de 1936.
Duraria pouco. Foto do relatório da RVPSC de 1937 |
A estação, já em outro prédio, anos
1940. Notar a falta de dístico. Autor desconhecido |
Estação em 1984, lado da fachada. Foto Dirceu
C. Cavalcanti |
Vitral da estação em 1984. Foto Dirceu C. Cavalcanti
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Caixa d'água da estação em 1984. Foto Dirceu
C. Cavalcanti |
A estação recém reformada, em 12/01/2006.
Foto Julio Carone |
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Atualização:
18.04.2019
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