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Indice de estações
... Igarapeba
Peri-Peri São Benedito do Sul
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Linha Sul (1940)
... ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Sul de Pernambuco (1883-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996) |
PERI-PERI Município
de São Benedito do Sul, PE |
Linha Sul
- km 178 (1960) |
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PE-3994 |
Altitude: 398 m |
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Inauguração: 15.06.1883 |
Uso atual: demolida (2022) |
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO
DA LINHA: A linha Sul, ou Recife-Maceió, é uma junção
de três ferrovias: a E. F. Recife ao São Francisco, aberta
entre 1858 e 1862 (foi a segunda ferrovia a ser aberta no Brasil),
a E. F. Sul de Pernambuco, entre 1882 e 1894 e a E. F. Central de
Alagoas, aberta em trechos entre 1871 e 1884, arrendada em 1880 à
The Alagoas Railway Co. A primeira ligou Recife a Una (hoje Palmares),
a segunda Una a Imperatriz (hoje União dos Palmares) e a terceira,
Imperatriz a Maceió. Em 1901, a Great Western do Brasil Railway
Co., empresa inglesa, ganhou a concessão das duas primeiras
e, em 1903, a da última, unindo as linhas e diminuindo a bitola
da primeira, em 1905, de 1.60 m para métrica. Em 1950, o Governo
da União encampou a Great Western, transformando-a na Rede
Ferroviária do Nordeste (RFN), que passou a ser um das subsidiárias
da RFFSA em 1957 e que foi finalmente incorporada em uma de suas superintendências
regionais em 1975. Finalmente, em 1997, foi cedida em concessão
para a CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste. Os trens de passageiros
seguiram até os anos 1980. Somente sobram hoje os trens de
subúrbio de Maceió e de Recife, que percorrem as duas
pontas da linha. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Peri-Peri foi inaugurada em 1883 pela E. F. Sul
de Pernambuco.
O pesquisador Marconi Paulo esteve no local em 2022 e
registrou que a vila ferroviária é hoje na verdade somente ruínas.
É Marconi Paulo quem conta, em 2022: "Venho querendo descobrir a estação de Peri Peri há um bom tempo, porém somente agora pude realizar esta tarefa. Foi necessário fazer uma trilha longa, num total de 3h ida e volta, saindo de São Benedito do Sul por um trecho íngreme e há um bom tempo abandonado e cheio de mato, mas muito bonito, com o rio Pirangi e suas corredeiras nos acompanhando por boa parte da caminhada.
Ao chegar no local indicado no mapa, deparamo-nos com o que sobrou da estação: a plataforma de embarque, uma caixa d’água, uma escada por trás desta que, provavelmente, era o acesso à casa do chefe de estação; e do outro lado da linha, aparentemente as ruínas de uma casa de ferroviários. Um pouco mais adiante, uma pequena ponte e uma estrutura que parece duas cisternas e uma coluna que, suponho, sustentava uma tubulação de água.
Ainda encontramos algumas peças metálicas que devem ter sido um trole algum dia.
Tudo isso hoje somente utilizado pelas vaquinhas que pastam tranquilamente no local.
Há dois sítios próximos que estão habitados, porém no momento não havia ninguém.
E várias ruínas que indicam que a região era aparentemente um povoado, e que naturalmente foi esvaziando com o fim dos trens de passageiros.
Nessa missão pudemos ver que, infelizmente, tanto esses sítios habitados quanto o próprio local da estação serão irremediavelmente inundados pela barragem de Igarapeba, que no momento está com sua construção paralisada, mas que poderá ser retomada a qualquer momento. Daí a importância de se ter um registro da atual situação da estação".
ACIMA: Ruínas de construções em Peri-Peri em 2022 (Foto Marconi Paulo, abril de 2022).
ACIMA: Ruínas de construções em Peri-Peri em 2022 (Foto Marconi Paulo, abril de 2022).
ACIMA: Ruínas de construções em Peri-Peri em 2022 (Foto Marconi Paulo, abril de 2022).
(Fontes: Marconi Paulo;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht) |
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Atualização:
22.04.2022
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