|
|
Indice de estações
...
Florestal
Igarapeba
Peri-Peri
...
Linha Sul (1940)
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
|
|
|
|
|
E. F. Sul de Pernambuco
(1884-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996) |
IGARAPEBA
(antiga BARRA DAS JANGADAS)
Município de São Benedito do
Sul, PE |
Linha Sul - km 175 (1960) |
|
PE-3993 |
Altitude: 296 m |
|
Inauguração: 07.06.1884 |
Uso atual: em reforma (2022) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha Sul,
ou Recife-Maceió, é uma junção de três
ferrovias: a E. F. Recife ao São Francisco, aberta entre 1858
e 1862 (foi a segunda ferrovia a ser aberta no Brasil), a E. F. Sul
de Pernambuco, entre 1882 e 1894 e a E. F. Central de Alagoas, aberta
em trechos entre 1871 e 1884, arrendada em 1880 à The Alagoas
Railway Co. A primeira ligou Recife a Una (hoje Palmares), a segunda
Una a Imperatriz (hoje União dos Palmares) e a terceira, Imperatriz
a Maceió. Em 1901, a Great Western do Brasil Railway Co., empresa
inglesa, ganhou a concessão das duas primeiras e, em 1903,
a da última, unindo as linhas e diminuindo a bitola da primeira,
em 1905, de 1.60 m para métrica. Em 1950, o Governo da União
encampou a Great Western, transformando-a na Rede Ferroviária
do Nordeste (RFN), que passou a ser um das subsidiárias da
RFFSA em 1957 e que foi finalmente incorporada em uma de suas superintendências
regionais em 1975. Finalmente, em 1997, foi cedida em concessão
para a CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste. Os trens de passageiros
seguiram até os anos 1980. Somente sobram hoje os trens de
subúrbio de Maceió e de Recife, que percorrem as duas
pontas da linha. |
|
A ESTAÇÃO: A estação de Igarapeba, da E. F.
Sul de Pernambuco, foi inaugurada em 1884 com o nome de Barra das Jangadas (ver caixa de 1884 abaixo),
ou somente Barra. nome que manteve até os anos 1940.
Foi construída
no local chamado Barra das Jangadas, que, em 1916, já se chamava
Vila Manuel Borba.
Hoje fica no distrito de Igarapeba, pertencente
a São Benedito do Sul. Os nomes citados antes devem
ser nomes anteriores do distrito - como mudam os nomes neste país,
Deus do Céu!
O prédio parecia estar servindo em 2007 como
moradia, de acordo com a fotografia tirada por Claudio Vitoriano,
em 2007. Na enchente de 19 de junho de 2010, a estação
sobreviveu, mas havia erosão a poucos metros dela - já
os trilhos da linha ficaram totalmente retorcidos.
A estação de Igarapeba seguu até 2022 em mau estado, com a pintura descascada e o teto caindo. Entretanto, em abril de 2022 estava sendo reformada (veja foto ao pé da página).
1884
AO LADO: Anuncio de abertura das estações de São Benedito e Barra das Jangadas (Igarapeba) (A Provincia de S. Paulo,, 10/09/1884). |
|
(Fontes: Marconi Paulo, 2022; Rodrigo Henrique, 2021; Claudio Vitoriano, 2007; O Malho, 1916; Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação em 1916. O Malho, 18/5/1916 |
A estação em 2007. Foto Claudio Vitoriano |
A estação em 2007. Foto Claudio Vitoriano |
A estação em 2021. Foto Rodrigo Henrique em 11/6/2021.
|
A estação em reforma em abril de 2022. Foto Marconi Paulo |
|
|
|
|
|
Atualização:
22.04.2022
|
|