|
|
Indice de estações
...
Maraial
Florestal
Igarapeba
...
Linha Sul (1940)
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1965
...
|
|
|
|
|
E. F. Sul de Pernambuco
(1894-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996) |
FLORESTAL
Município de |
Linha Sul - km 168 (1960) |
|
PE-3992 |
Altitude: 246 m |
|
Inauguração: 01.12.1894 |
Uso atual: demolida |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha Sul,
ou Recife-Maceió, é uma junção de três
ferrovias: a E. F. Recife ao São Francisco, aberta entre 1858
e 1862 (foi a segunda ferrovia a ser aberta no Brasil), a E. F. Sul
de Pernambuco, entre 1882 e 1894 e a E. F. Central de Alagoas, aberta
em trechos entre 1871 e 1884, arrendada em 1880 à The Alagoas
Railway Co. A primeira ligou Recife a Una (hoje Palmares), a segunda
Una a Imperatriz (hoje União dos Palmares) e a terceira, Imperatriz
a Maceió. Em 1901, a Great Western do Brasil Railway Co., empresa
inglesa, ganhou a concessão das duas primeiras e, em 1903,
a da última, unindo as linhas e diminuindo a bitola da primeira,
em 1905, de 1.60 m para métrica. Em 1950, o Governo da União
encampou a Great Western, transformando-a na Rede Ferroviária
do Nordeste (RFN), que passou a ser um das subsidiárias da
RFFSA em 1957 e que foi finalmente incorporada em uma de suas superintendências
regionais em 1975. Finalmente, em 1997, foi cedida em concessão
para a CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste. Os trens de passageiros
seguiram até os anos 1980. Somente sobram hoje os trens de
subúrbio de Maceió e de Recife, que percorrem as duas
pontas da linha. |
|
A ESTAÇÃO: A estação de
Florestal, da E. F. Sul de Pernambuco,
ACIMA: Mato na região onde ficava a estação
de Florestal. Ao fundo, a capela e o cemitério, Do povoado
e da ferrovia, que não vê trens há anos (Foto
Cláudio Vitoriano em 2007).
|
foi aberta em 1894 ao tráfego
público. A estação já foi demolida.
à ESQUERDA: Acidente com mortes entre
as estações de Floresstal e de Igarapeba em
1960 (Folha de S. Paulo, 28/2/1960).
|
(Fontes: Claudio Vitoriano;
Acervo João Estevão; Folha de S. Paulo, 1960; Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação. provavelmente anos 1950. Autor desconhecido |
Por aqui ficava a estação, já demolida.
Foto Claudio Vitoriano em 2007 |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
17.09.2015
|
|