|
|
Indice de estações
...
Peri-Peri
São Benedito do Sul
Quipapá
...
Linha Sul (1940)
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
|
|
|
|
|
E. F. Sul de Pernambuco
(1884-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SÃO
BENEDITO DO SUL
(antiga SÃO BENEDITO e IRACI)
Município de São Benedito do
Sul, PE |
Linha Sul - km 184 (1960) |
|
PE-3995 |
Altitude: 368 m |
|
Inauguração: 07.09.1884 |
Uso atual: em bom estado; uso desconhecido (2021) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
linha Sul, ou Recife-Maceió, é uma junção
de três ferrovias: a E. F. Recife ao São Francisco, aberta
entre 1858 e 1862 (foi a segunda ferrovia a ser aberta no Brasil),
a E. F. Sul de Pernambuco, entre 1882 e 1894 e a E. F. Central de
Alagoas, aberta em trechos entre 1871 e 1884, arrendada em 1880 à
The Alagoas Railway Co. A primeira ligou Recife a Una (hoje Palmares),
a segunda Una a Imperatriz (hoje União dos Palmares) e a terceira,
Imperatriz a Maceió. Em 1901, a Great Western do Brasil Railway
Co., empresa inglesa, ganhou a concessão das duas primeiras
e, em 1903, a da última, unindo as linhas e diminuindo a bitola
da primeira, em 1905, de 1.60 m para métrica. Em 1950, o Governo
da União encampou a Great Western, transformando-a na Rede
Ferroviária do Nordeste (RFN), que passou a ser um das subsidiárias
da RFFSA em 1957 e que foi finalmente incorporada em uma de suas superintendências
regionais em 1975. Finalmente, em 1997, foi cedida em concessão
para a CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste. Os trens de passageiros
seguiram até os anos 1980. Somente sobram hoje os trens de
subúrbio de Maceió e de Recife, que percorrem as duas
pontas da linha. |
|
A ESTAÇÃO: estação
de São Benedito foi inaugurada em 1884 pela E. F. Sul
de Pernambuco, data citada pelo jornal Diario de Pernambuco de 1887 e A Provincia de S. Paulo (ver caixas de 1884 abaixo).
O nome foi mudado para Iraci em 1943, para voltar a chamar
São Benedito - agora do Sul - em 1963.
A estação foi renovada em 2021.
1884
AO LADO: Anuncio de abertura das estações de São Benedito e Barra das Jangadas (Igarapeba) (A Provincia de S. Paulo, 10/09/1884). |
|
1887
AO LADO: Anuncio de abertura da estação de Garanhuns com histórico das estações de Catende, Palmares e São Benedito - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO INTEGRALMENTE ( Diário de Pernambuco, 29/09/1887). |
|
1931
AO LADO: Esta era uma estação
com descontos nos preços das passagens. Por qual motivo
isto acontecia? (O Estado de S. Paulo, 4/7/1931)
|
|
(Fontes: Claudio Vitoriano; www.ferias.tur.br;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa
- acervo R. M. Giesbrecht)) |
|
|
|
A estação em 2021, antes do restauro. Foto Marconi Paulo |
A estação de São Benedito do Sul renovada, em 2022.
Foto Marconi Paulo |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
09.05.2022
|
|