|
|
Indice de estações
...
Macacos
Linda Flor
Ilha das Flores
...
Linha Sul (1940)
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
|
|
|
|
|
E. F. Ribeirão
a Bonito (n/d-1907)
Great Western (1907-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1970) |
LINDA
FLOR
Município de Cortez, PE |
Ramal de Cortez - km 106 (1960) |
|
PE-4619 |
Altitude: 187 m |
|
Inauguração: 01.07.1907 |
Uso atual: moradia (2013) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro de Ribeirão a Bonito, que partia da estação
de Ribeirão, na linha Sul da RFN desde provavelmente os últimos
anos da década de 1890, foi adquirida pela Great Western em
1907 e se tornou o ramal de Cortez, com pouco menos de 30 km de extensão
e sem jamais ter sido prolongado até Bonito. O ramal seguiu
operando até 1970, quando foi desativado. |
|
A ESTAÇÃO: Em 1907, a Great
Western do Brasil incorporou a Estrada de Ferro de Ribeirão
a Bonito, com o compromisso de reconstruir parte da ferrovia,
que já tinha tráfego, e a apresentar os estudos ao Governo
para o prolongamento de Cortez até a cidade de Bonito.
Desde quando operava esta ferrovia? As pouquíssimas informações
que consegui me levam a, talvez, final da década de 1890. E
quando a GWB a incorporou, estava provavelmente com problemas, pois, acima, vê-se que
ela teria de investir no seu leito para recuperá-la. A data
de inauguração de julho de 1907 é
apenas a data de incorporação da estação
e da ferrovia à GWB.
Segundo
relata André
Luís,
do blog http://memoriaferroviariadepe. blogspot.com.br,
em 6/3/2013: "Na
estação Linda Flor, também fomos bem recebidos e conhecemos seu Horácio,
74 anos, atual dono do prédio da estação que nos contou um pouco sobre
o Ramal de Cortês quando ainda funcionava: 'Eu morava aqui, tinha
cinco casas aqui (de frente para estação) e eu pegava trem nesta estação
para Ribeirão... estou com 74 anos. O trem passava aqui às
cinco horas da manhã, ia pra Ribeirão; no dia de hoje (sábado) ele
só vinha de noite (para Cortês). Agora no dia de domingo era que às
duas e meia ele vinha voltando'. A estação de Linda Flor encontra-se
muito bem preservada. Dona Lúcia, vizinha da estação, nos mostrou
algumas cédulas antigas e moedas que guarda. Ela falou ter encontrado
tudo perto da estação, tendo sido possivelmente do tempo em que a
ferrovia era ativa".
ACIMA: A linha do ramal dentro do município
de Cortez, anos 1950. A estação de Linda Flor aparece
próxima ao canto direito do mapa (Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, IBGE, volume XVIII, 1958).
(Fontes: André
Luís; http://memoriaferroviariadepe.blogspot.com.br; Estevão
Pinto, História de uma estrada de ferro no Nordeste, 1949;
www.ribeiraope.com.br; IBGE:
Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, volume IV,
1958; www.museudouna.com.br; site www.cprh.pe.gov.br/downloads;
Anuário dos Diários Associados, 1931; www.bndes.gov.br/conhecimento/revista/rev1707;
Mapa - acervo R. M Giesbrecht) |
|
|
|
A estação em 3/2013. Foto André Luís
|
A estação em 3/2013. Foto André Luís
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
03.06.2018
|
|