|
|
Indice de estações
...
Pontezinha
Ilha
Santo Inacio
...
Linha Sul (1940)
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
|
|
|
|
|
E. F. Recife ao
São Francisco (1858-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996)
METROREC (1996-) |
ILHA (PONTE DOS CARVALHOS)
Município de Cabo de Santo Agostinho,
PE |
Linha Sul - km 24 (1960) |
|
PE-3382 |
Altitude: 2 m |
|
Inauguração: 09.02.1858 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha Sul,
ou Recife-Maceió, é uma junção de três
ferrovias: a E. F. Recife ao São Francisco, aberta entre 1858
e 1862 (foi a segunda ferrovia a ser aberta no Brasil), a E. F. Sul
de Pernambuco, entre 1882 e 1894 e a E. F. Central de Alagoas, aberta
em trechos entre 1871 e 1884, arrendada em 1880 à The Alagoas
Railway Co. A primeira ligou Recife a Una (hoje Palmares), a segunda
Una a Imperatriz (hoje União dos Palmares) e a terceira, Imperatriz
a Maceió. Em 1901, a Great Western do Brasil Railway Co., empresa
inglesa, ganhou a concessão das duas primeiras e, em 1903,
a da última, unindo as linhas e diminuindo a bitola da primeira,
em 1905, de 1.60 m para métrica. Em 1950, o Governo da União
encampou a Great Western, transformando-a na Rede Ferroviária
do Nordeste (RFN), que passou a ser um das subsidiárias da
RFFSA em 1957 e que foi finalmente incorporada em uma de suas superintendências
regionais em 1975. Finalmente, em 1997, foi cedida em concessão
para a CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste. Os trens de passageiros
seguiram até os anos 1980. Somente sobram hoje os trens de
subúrbio de Maceió e de Recife, que percorrem as duas
pontas da linha. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Ilha foi inaugurada em 1858.
"Na 1a secção,
a qual se estende da cidade do Recife à vila do Cabo, tem-se
feito o serviço com mais ou menos regularidade desde 10 de
fevereiro do ano passado (1858), em que foi aberto ao trânsito
público (...) Essa mesma parte da linha, porém, não
se pode com rigor considerar terminada, pois que as estações
são todas ainda provisórias, e por diversas razões
nem princípio se deu às definitivas" (Do
relatório do ministério do Império de 1859).
Anos mais tarde, escreve Jorge de Lima no seu livro Colunga,
de 1943: "As estaçõezinhas vinham vindo ligeiras aos olhos de Lula.
(...) Ilha, tão suja de poeira, com tanto peixe e tanta manga".
A antiga estação de Ilha é hoje
a estação de Ponte dos Carvalhos, dos trens metropolitanos
do Recife.
|
1935
AO LADO: Choque de trens na estação
(O Estado de S. Paulo, 12/10/1935). |
ACIMA: A estação de Ponte dos Carvalhos e o VLT que chega (Foto Thago Albuquerque em 4/9/2019). |
|
|
|
A estação de Ponte dos Carvalhos em 4/9/2019. Foto Thiago Albuquerque |
A estação de Ponte dos Carvalhos em 4/9/2019. Foto Thiago Albuquerque |
A estação de Ponte dos Carvalhos em 4/9/2019. Foto Thiago Albuquerque |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
24.07.2022
|
|