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Indice de estações
... Ilha
Santo Inacio Cabo
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Linha Sul (1940)
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Great Western (n/d-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996)
METROREC (1996-) |
SANTO
INACIO Município
de Cabo de Santo Agostinho, PE |
Linha Sul - km 30 (1960) |
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PE-3379 |
Altitude: - |
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Inauguração: n/d |
Uso atual: estação
de trens metropolitanos |
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO
DA LINHA: A linha Sul, ou Recife-Maceió, é uma junção
de três ferrovias: a E. F. Recife ao São Francisco, aberta
entre 1858 e 1862 (foi a segunda ferrovia a ser aberta no Brasil),
a E. F. Sul de Pernambuco, entre 1882 e 1894 e a E. F. Central de
Alagoas, aberta em trechos entre 1871 e 1884, arrendada em 1880 à
The Alagoas Railway Co. A primeira ligou Recife a Una (hoje Palmares),
a segunda Una a Imperatriz (hoje União dos Palmares) e a terceira,
Imperatriz a Maceió. Em 1901, a Great Western do Brasil Railway
Co., empresa inglesa, ganhou a concessão das duas primeiras
e, em 1903, a da última, unindo as linhas e diminuindo a bitola
da primeira, em 1905, de 1.60 m para métrica. Em 1950, o Governo
da União encampou a Great Western, transformando-a na Rede
Ferroviária do Nordeste (RFN), que passou a ser um das subsidiárias
da RFFSA em 1957 e que foi finalmente incorporada em uma de suas superintendências
regionais em 1975. Finalmente, em 1997, foi cedida em concessão
para a CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste. Os trens de passageiros
seguiram até os anos 1980. Somente sobram hoje os trens de
subúrbio de Maceió e de Recife, que percorrem as duas
pontas da linha. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Santo Inácio, nome dado provavelmente
devido ao forte de Santo Inacio, naquela região, não
tem data de inauguração conhecida, pelo menos por mim.
O livro Noticia sobre as Estradas de Ferro do Brasil, de Manoel
da Cunha Galvão, de 1869, página 303, não
a lista na relação das estações existentes
nesse ano.
Em 1960, ela aparece no Guia Geral de Estradas de Ferro
do Brasil, que, entretanto, não dá a sua data de
abertura.
Próximo a esta estação ficava o Engenho
Boa Vista, hoje abandonado, mas ainda com os prédios em
pé em 2021.
Da estação, olhando-se o mapa abaixo, dos
anos 1950, saíam as linhas da Usina Santo Inácio
e Santa Amélia, aparementente sem ligação
direta com a linha da RFN.
Em 2021, trens metropolitanos ainda param pela estação de Santo
Inácio, uma das estações da linha até
hoje, e seguem até a estação do Cabo.
ACIMA: Mapa do município de Cabo nos anos 1950. A linha Recife-Maceió
da RFN (linha Sul) cruza-o de nordeste a noroeste. A estação
de Santo Inácio aparece próxima (2 km acima) da estação
do Cabo. Pelo município inteiro, podem-se ver diversas ferrovias
das usinas locais: Usinas Maçaú-Açu (a oeste),
das Mercês (cruzando a linha da RFN de sul a norte, ao sul da
estação do Cabo), Santa Amélia (mais a leste,
ao sul da linha da RFN), Usina de J. Rufino (bem a norte da estação),
Usina Bom Jesus (próximo a Ponte dos Carvalhos) e Usina Santo
Inácio (também próxima à estação
e uma parte mais ao sul) (Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, IBGE, volume IV, 1958).
(Fontes: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE,
volume IV, 1958; Augusto Stahl; Guias Levi, 1932-1982; Noticia sobre
as Estradas de Ferro do Brasil, de Manoel da Cunha Galvão,
de 1869, página 303) |
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A estação e suas passarelas em 26/4/2021. Foto Rodrigo Henrique
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Atualização:
28.04.2021
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