|
|
Indice de estações
...
Progresso
Macacos
Linda Flor
...
Linha Sul (1940)
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
|
|
|
|
|
E. F. Ribeirão
a Bonito (n/d-1907)
Great Western (1907-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1970) |
MACACOS
Município de Ribeirão, PE |
Ramal de Cortez - km 103 (1960) |
|
PE-4618 |
Altitude: 148 m |
|
Inauguração: 01.07.1907 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro de Ribeirão a Bonito, que partia da estação
de Ribeirão, na linha Sul da RFN desde provavelmente os últimos
anos da década de 1890, foi adquirida pela Great Western em
1907 e se tornou o ramal de Cortez, com pouco menos de 30 km de extensão
e sem jamais ter sido prolongado até Bonito. O ramal seguiu
operando até 1970, quando foi desativado. |
|
A ESTAÇÃO: Em 1907, a Great
Western do Brasil incorporou a Estrada de Ferro de Ribeirão
a Bonito, com o compromisso de reconstruir parte da ferrovia,
que já tinha tráfego, e a apresentar os estudos ao Governo
para o prolongamento de Cortez até a cidade de Bonito.
Desde quando operava esta ferrovia? As pouquíssimas informações
que consegui me levam a, talvez, final da década de 1890. E
quando a GWB a incorporou, estava provavelmente com problemas, pois,
acima, vê-se que ela teria de investir no seu leito para recuperá-la.
A data de inauguração citada acima (1 de julho de 1907)
é apenas a data de incorporação da estação
e da ferrovia à GWB.
Segundo
relata André
Luís,
do blog http://memoriaferroviariadepe. blogspot.com.br,
em 6/3/2013: "segundo
moradores locais não existe mais nada da mesma".
Era uma parada, apenas.
(Fontes: André
Luís; http://memoriaferroviariadepe.blogspot.com.br; Estevão
Pinto, História de uma estrada de ferro no Nordeste, 1949;
www.ribeiraope.com.br; www.museudouna.com.br; site www.cprh.pe.gov.br/downloads;
Anuário dos Diários Associados, 1931; www.bndes.gov.br/conhecimento/revista/rev1707)
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
03.06.2018
|
|