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Indice de estações
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Barão de Suassuna
Frexeiras
Arapibu
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Linha Sul (1940)
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Recife ao
São Francisco (1862-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996) |
FREXEIRAS
Município de Escada, PE |
Linha Sul - km 70 (1960) |
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PE-3354 |
Altitude: 124 m |
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Inauguração: 13.05.1862 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Sul, ou Recife-Maceió, é uma junção
de três ferrovias: a E. F. Recife ao São Francisco, aberta
entre 1858 e 1862 (foi a segunda ferrovia a ser aberta no Brasil),
a E. F. Sul de Pernambuco, entre 1882 e 1894 e a E. F. Central de
Alagoas, aberta em trechos entre 1871 e 1884, arrendada em 1880 à
The Alagoas Railway Co. A primeira ligou Recife a Una (hoje Palmares),
a segunda Una a Imperatriz (hoje União dos Palmares) e a terceira,
Imperatriz a Maceió. Em 1901, a Great Western do Brasil Railway
Co., empresa inglesa, ganhou a concessão das duas primeiras
e, em 1903, a da última, unindo as linhas e diminuindo a bitola
da primeira, em 1905, de 1.60 m para métrica. Em 1950, o Governo
da União encampou a Great Western, transformando-a na Rede
Ferroviária do Nordeste (RFN), que passou a ser um das subsidiárias
da RFFSA em 1957 e que foi finalmente incorporada em uma de suas superintendências
regionais em 1975. Finalmente, em 1997, foi cedida em concessão
para a CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste. Os trens de passageiros
seguiram até os anos 1980. Somente sobram hoje os trens de
subúrbio de Maceió e de Recife, que percorrem as duas
pontas da linha. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Frexeiras foi inaugurada em 1862.
A Usina da Companhia Luiz Dubeux S. A., União e Indústria,
ficava localizada próxima à estação e
era o principal responsável pelo seu movimento. O carregamento
era feito por desvios e ferrovia próprios.
Infelizmente, como em quase toda a linha sul, o mato já tomou conta da linha abandonada há muito pela CFN.
O site www.pousadapeter.com fala algo sobre a velha usina,
em 2005: "Para sentir o clima nostálgico da cidade (Primavera),
basta uma visita à Usina União Industrial S/A, fundada em 1895. A
casa grande e capela São José, construídas em 1939, ficam de portas
abertas durante o dia inteiro. Uma curiosidade: resta apenas um único
vagão do trem que fazia o trajeto de 218 quilômetros, transportando
a cana das plantações para as usinas". Seria verdade? E teria
a malha ferroviária da usina realmente 218 km?
1893
AO LADO: Acidente em Frecheiras -CLIQUE SOBRE O ARTIGO PARA VÊ-LO NA ÍNTEGRA (O Estado de S. Paulo, 19/2/1893) |
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1931
AO LADO: Esta era uma estação
com descontos nos preços das passagens. Por qual motivo
isto acontecia? (O Estado de S. Paulo, 4/7/1931)
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ACIMA: Festa na Villa da Primavera em 1933, com trens para o transporte partindo da estação de Frexeiras (Diario da Manhã, 18/10/1933).
ACIMA: Festa de Ano Novo na Usina União e Industria em 1933, com trens para o transporte partindo das estações de Frexeiras, Arapibu (Amaragy), Primavera e Serra Nova (Diario da Manhã, 17/12/1933).
ACIMA: O município de Escada, nos
anos 1950. Nota-se algumas estações, inclusive
a de Frexeiras, a sudoeste da sede, na linha Sul da RFN, que corre
do leste para o sudoeste, passando pela sede do município.
Vêem-se também diversas ferrovias particulares de usinas,
algumas delas bem afastadas da rede da RFN (Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, volume IV, 1958).
ACIMA: A Usina
Frecheiras, ou União e Indústria, em 1939 (Foto da Revista
da Semana, 09/09/1939).
(Fontes: Sydney Correa; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
volume IV, 1958; www.pousadapeter.com; Guias Levi, 1932-82; Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação era por aqui. Foto Sydney Correa |
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Atualização:
14.05.2020
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