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Indice de estações
... Escada
Barão de Suassuna Frexeiras
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Linha Sul (1940)
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Recife ao São Francisco (1862-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996) |
BARÃO
DE SUASSUNA
(antiga LIMOEIRO) Município
de |
Linha Sul
- km 64 (1960) |
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PE-3089 |
Altitude: 99 km |
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Inauguração: 13.05.1862 |
Uso atual: demolida |
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO
DA LINHA: A linha Sul, ou Recife-Maceió, é uma junção
de três ferrovias: a E. F. Recife ao São Francisco, aberta
entre 1858 e 1862 (foi a segunda ferrovia a ser aberta no Brasil),
a E. F. Sul de Pernambuco, entre 1882 e 1894 e a E. F. Central de
Alagoas, aberta em trechos entre 1871 e 1884, arrendada em 1880 à
The Alagoas Railway Co. A primeira ligou Recife a Una (hoje Palmares),
a segunda Una a Imperatriz (hoje União dos Palmares) e a terceira,
Imperatriz a Maceió. Em 1901, a Great Western do Brasil Railway
Co., empresa inglesa, ganhou a concessão das duas primeiras
e, em 1903, a da última, unindo as linhas e diminuindo a bitola
da primeira, em 1905, de 1.60 m para métrica. Em 1950, o Governo
da União encampou a Great Western, transformando-a na Rede
Ferroviária do Nordeste (RFN), que passou a ser um das subsidiárias
da RFFSA em 1957 e que foi finalmente incorporada em uma de suas superintendências
regionais em 1975. Finalmente, em 1997, foi cedida em concessão
para a CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste. Os trens de passageiros
seguiram até os anos 1980. Somente sobram hoje os trens de
subúrbio de Maceió e de Recife, que percorrem as duas
pontas da linha. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Limoeiro foi inaugurada em 1860.
Mais tarde teve o nome alterado para Barão de Suassuna.
Como escreveu Jorge de Lima no seu livro Colunga, de
1943: "As estaçõezinhas vinham vindo ligeiras aos olhos de Lula.
(...) Passa logo Limoeiro: Limoeiro não, hoje é Barão de Suassuna,
as terras do único barão sobrevivente em Pernambuco, muita honra pois
sim!"
A usina, que era propriedade do Barão, não ficava perto da estação, mas a casa dele, sim (ver foto abaixo). As terras desta usina são imensas, mas hoje ela está fechada, como muitas por aqui, estrada com muita lama e difícil, ao sair de lá tinha lama até no teto do carro.
Da estação, somente sobrou a plataforma cheia de mato.
ACIMA: O município de Escada, nos anos 1950.
Nota-se algumas estaçõe, inclusive a de Barão
de Suassuna, a sudoeste da sede, na linha Sul da RFN, que corre do
leste para o sudoeste, passando pela sede do município. Vêem-se
também diversas ferrovias particulares de usinas, algumas delas
bem afastadas da rede da RFN. (Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, volume IV, 1958)
ACIMA: A parada ficava próxima a residência do Barão de Suassuna, mas não era perto da usina (Foto Sydney Correa em 11/2019).
(Fontes: Guias Levi, 1932-82;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, IBGE, volume IV, 1958; Jorge de
Lima, Colunga, 1943) |
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Plataforma da estação debaixo do mato. Foto Syney Correa em 11/2019 |
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Atualização:
12.11.2019
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