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Great Western do
Brasil (1907-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1997) |
MOGEIRO
Município de Mogeiro, PB |
Ramal de Campina Grande - km 164 (1960) |
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PB-3662 |
Altitude: 127 m |
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Inauguração: 02.10.1907 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Campina Grande teve seu primeiro trecho entregue em 2 de outubro de
1907, entre a estação de Itabaiana, na linha da Great
Western que ligava Recife a Natal, e a cidade paraibana de Campina
Grande. Do outro lado do Estado da Paraíba, entre 1923 e 1926,
a Rede de Viação Cearense alcançava a cidade
de Souza, partindo de sua linha-tronco que ligava Fortaleza a Crato,
no Ceará, a partir da estação de Arrojado. De
Souza, a RVC avançou até Pombal (1932) e depois a Patos
(1944). O trecho de 164 km entre Patos e Campina Grande somente seria
entregue ao tráfego em 1958, e era justamente esta a linha
que ligava o Nordeste Ocidental ao Oriental, ou seja, o Ceará
ao resto do Brasil. Até o final dos anos 1990, este ramal era um dos mais movimentados,
em termos de cargueiros, do Nordeste, ligando Recife a Fortaleza e
dali a São Luiz do Maranhão. O tráfego de passageiros havia sido desativado já np final dos anos 1970. Em 2021 a linha toda já estava abandonada. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Mogeiro foi inaugurada em 1907 pela Great Western, no trecho Itabaiana-Campina
Grande.
Foi demolida completamente ainda nos anos 1990.
Praticamente nada do prédio restou, apenas na sua frente uma
caixa d'água que abastecia as antigas locomotivas, construída
muitos anos depois da estação com um depósito subterrâneo
de água.
1907
AO LADO: O povoado de Mogeiro (Retalhos Históricos de Campina
Grande: http://cgretalhos. blogspot.com).
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Em
1907... Mogeiro - um povoado, que como o primeiro, fica a
uma certa distância da estação. O mesmo quadro de Lauro Muller:
a plataforma da estação cheia de matutos, com reboliço ensurdecedor,
no desejo ardente de conhecer um vapor de terra, como ouvimos
dizer. Boquiabertos, de braços cruzados, em pé no calçamento
da gare, olhavam com uma certa desconfiança para o interior
dos carros, vendo ali passageiros amontoados sobre outros, e
uns sentados nas próprias maletas de viagem, maldizendo a hora
da viagem, o cansaço da mesma. Bem construída é a estação de
Mogeiro. Como a de Lauro Muller, elegante, é provida de conforto
necessário ao respectivo encarregado e chefe, o sr. Tertuliano
de Oliveira. Poucos minutos de demora ahi tivemos, saindo em
direção ao Ingá |
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1933
AO LADO: Triste acidente entre as estações de Mogeiro e do Ingá (Diario da Manhã, 9/7/1933).
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(Fontes: Jônatas Rodrigues; http://cgretalhos.
blogspot.com; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias
Levi, 1932-84; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Mogeiro, desenho de Jonatas Rodrigues
em 2007 |
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Atualização:
01.09.2021
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