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Great Western do
Brasil (1907-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1997) |
GAMELEIRA
Município de Mogeiro, PB |
Ramal de Campina Grande - km 174
(1960) |
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PB-3896 |
Altitude: - |
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Inauguração: 02.10.1907 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: desconhecida |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Campina Grande teve seu primeiro trecho entregue em 2 de outubro de
1907, entre a estação de Itabaiana, na linha da Great
Western que ligava Recife a Natal, e a cidade paraibana de Campina
Grande. Do outro lado do Estado da Paraíba, entre 1923 e 1926,
a Rede de Viação Cearense alcançava a cidade
de Souza, partindo de sua linha-tronco que ligava Fortaleza a Crato,
no Ceará, a partir da estação de Arrojado. De
Souza, a RVC avançou até Pombal (1932) e depois a Patos
(1944). O trecho de 164 km entre Patos e Campina Grande somente seria
entregue ao tráfego em 1958, e era justamente esta a linha
que ligava o Nordeste Ocidental ao Oriental, ou seja, o Ceará
ao resto do Brasil. Até o final dos anos 1990, este ramal era um dos mais movimentados,
em termos de cargueiros, do Nordeste, ligando Recife a Fortaleza e
dali a São Luiz do Maranhão. O tráfego de passageiros havia sido desativado já np final dos anos 1970. Em 2021 a linha toda já estava abandonada. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Gameleira teria sido inaugurada em 1907 pela Great Western,
no trecho Itabaiana-Campina Grande. O Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil de 1960, no entanto, não dá a data.
Gameleira é um distrito do município de Mogeiro, que fica
na divisa com o município de Ingá, localizado no Agreste Paraibano,
na microrregião de Itabaiana.
A parada de Gameleira era, como mostra a imagem abaixo, apenas
uma plataforma simples com aquela cobertura de madeira e telha canal.
A estação de Gameleira foi desativada oficialmente em 1997
pela RFFSA, Até por volta de 2010, trafegavam
trens de carga pelo ramal, quase que diariamente.
Em 2017, a estação já havia sido demolida e os trens já haviam deixado de passar (ver caixa abaixo, de 2017).
ACIMA: Em 2017, a plataforma coberta de mato mostra o local onde um dia esteve o prédio da estação da Gameleira (Foto Geraldo Langovsky).
(Fontes: Geraldo Langovsky, 2017; Jônatas Rodrigues Pereira; Alexandre Ferreira
Guias Levi, 1932-84; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
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A parada da Gameleira nos anos 1940. Não se vê
o prédio da estação, apenas uma plataforma.
Acervo Alexandre Ferreira |
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Atualização:
21.12.2022
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