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Great Western do
Brasil (1907-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1997) |
LAURO
MÜLLER
Município de Itabaiana, PB |
Ramal de Campina Grande - km 149
(1960) |
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PB-3704 |
Altitude: 50 m |
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Inauguração: 02.10.1907 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Campina Grande teve seu primeiro trecho entregue em 2 de outubro de
1907, entre a estação de Itabaiana, na linha da Great
Western que ligava Recife a Natal, e a cidade paraibana de Campina
Grande. Do outro lado do Estado da Paraíba, entre 1923 e 1926,
a Rede de Viação Cearense alcançava a cidade
de Souza, partindo de sua linha-tronco que ligava Fortaleza a Crato,
no Ceará, a partir da estação de Arrojado. De
Souza, a RVC avançou até Pombal (1932) e depois a Patos
(1944). O trecho de 164 km entre Patos e Campina Grande somente seria
entregue ao tráfego em 1958, e era justamente esta a linha
que ligava o Nordeste Ocidental ao Oriental, ou seja, o Ceará
ao resto do Brasil. Até o final dos anos 1990, este ramal era um dos mais movimentados,
em termos de cargueiros, do Nordeste, ligando Recife a Fortaleza e
dali a São Luiz do Maranhão. O tráfego de passageiros havia sido desativado já np final dos anos 1970. Em 2021 a linha toda já estava abandonada. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Lauro Müller foi inaugurada em 1907 pela
Great Western, no trecho Itabaiana-Campina Grande. O nome foi
uma homenagem ao ministro da Viação e Obras Públicas que aprovou e
contratou o prolongamento da ferrovia de Pilar até Timbaúba,
no estado de Pernambuco, no final do século XIX.
Já foi demolida. Sobraram apenas a plataforma
e o banheiro externo, já depredado também.
1907
AO LADO: Extraído de Retalhos
Históricos de Campina Grande - http://cgretalhos. blogspot.com. |
Em
1907... o trem apitava entrando na plataforma de Lauro Müller.
É um ponto de parada, destinado mais a provisão d'agua às locomotivas.
A companhia mandou construir ali uma elegante estação, que na
parada do trem se apinhava de populares, na ânsia de contemplar
o seu movimento. Eram moradores do povoado de Guarita, disseram-nos,
os quaes ali foram assistir à chegada do comboio. Lauro Müller
não tem casario; duas ou três casinhas completam com o pequeno
chalet da estação, o seu todo... A Great Western, talvez por
conveniência de serviços, resolveu fazer ali uma parada. Como
affirmamos, a estação é elegante, regularmente subdividida,
servindo como chefe o sr. Honório Lemos, que ao mesmo tempo
exerce as funcções de telegraphista. Eram 3 horas e 40 minutos
quando, ao signal convencionado, na balburdia alegre daquella
centena de populares em contemplação ao movimento do trem, deixamos
esse ponto de parada. O comboio marchava agora com alguma rapidez;
naturalmente descambava numa descida. Sempre o sublime espetáculo
já ligeiramente descripto. Seriam 3 horas e 53 minutos quando
entravamos na gare de Mogeiro |
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1907
AO LADO: Como era a estação
(Diario de Pernambuco, 6/10/1907). |
ACIMA: Ponte sobre o Rio Paraíba, no municipio
de Itabaiana. Chama-se "Ponte de Guarita", por ficar próximo ao distrito
de Guarita, e pouco antes da antiga estação de Lauro Muller, que foi
demolida há alguns anos. A ponte tem cerca de 150 metros de vão (Foto
e texto Jonatas Rodrigues, 2008).
ACIMA: Restos dos pilares
da caixa d'água da estação em 2017 (Foto Jonatas
Rodrigues).
(Fontes: Jônatas Rodrigues; http://cgretalhos.
blogspot.com; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias
Levi, 1932-84; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Plataforma da estação, com o banheiro ao fundo.
Foto Jonatas Rodrigues |
Antigo banheiro externo da estação em 2017. Foto
Jonatas Rodrigues |
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Atualização:
01.09.2021
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