|
|
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1997) |
ITABAIANA
Município de Itabaiana, PB |
Linha Norte - km 145 (1960) |
|
PB-3195 |
Altitude: 44 m |
|
Inauguração: 05.01.1901 |
Uso atual: hotel (2020) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha que
originalmente unia a estação de Brum, no Recife, a Pureza,
próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba,
foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western do Brasil, empresa inglesa
que tinha a posse e a concessão da E. F. Recife ao Limoeiro.
Esta linha avançou até Pilar, na antiga E. F. Conde
D'Eu, incorporada à GW em 1901, onde sua linha, aberta em 1883,
entre outros ramais, avançava até Nova Cruz, já
no Rio Grande do Norte e da E. F. Natal a Nova Cruz, que também
passou à GW, na mesma época. Para ligar estas duas últimas,
a GW construiu em 1904 um trecho de 45 km, formando então o
que veio a ser chamado de Linha Norte. Quando ocorreu a venda da GW
para a Rede Ferroviária do Nordeste, no entanto, o trecho do
RN já não mais pertencia à GW, mas foi incorporado
à RFN, e em 1957 tudo isso foi uma das formadoras da RFFSA.
A linha está ativa até hoje sob o controle da CFN, que
obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas trens de
passageiros não circulam mais por essa linha desde os anos
1980. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Itabaiana foi inaugurada em 1901.
Este prédio da
fotografia abaixo, de 2005, era a estação operacional da
CFN, atual concessionária da linha, e a foto foi-me enviada
por eles.
A estação original ainda existia então, transformada
em sede da Serraria Nossa Senhora Aparecida. Em 2020, funcionava como hotel.
ACIMA: Locomotiva chegando à estação de Itabaiana em 1959 (Autor desconhecido).
ACIMA: O pátio da estação de
Itabaiana, uma das 5 estações triangulares que existem
ou já existiram no Brasil. Aí se juntam as linhas Recife-Natal
(que chega de Recife na parte inferior da foto, constinunado para
o fundo) e a que segue para Campina Grande e Ceará e Maranhão
(a linha que sai para a esquerda) (Foto Coaraci Camargo, abril de
2007).
(Fontes: Jônatas Rodrigues, 2006; Guias Levi,
1932-1984; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Nilson
Rodrigues; Companhia Ferroviária do Nordeste, 2005; Nilson
Rodrigues, 2006; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação de Itabaiana, meio encoberta pela locomotiva,
provavelmente nos anos 1950. Cessão Jonatas Rodrigues |
Estação de Itabaiana em 1959. Autor desconhecido |
A estação operacional (nova) de Itabaiana em 2005.
Foto Carlos Alberto Martins da Matta |
Estação de Itabaiana em 2006. Foto Nilson Rodrigues |
A estação em 2007. Foto Jonatas Rodrigues |
A estação em 18/9/2020. Foto Rodrigo Henrique |
|
|
|
|
Atualização:
19.09.2020
|
|