|
|
E. F. Conde D'Eu
(1883-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1997) |
PILAR
Município de |
Linha Norte - km 159 (1960) |
|
PB-3532 |
Altitude: 36 m |
|
Inauguração: 28.12.1883 |
Uso atual: moradia (2021) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha que
originalmente unia a estação de Brum, no Recife, a Pureza,
próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba,
foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western do Brasil, empresa inglesa
que tinha a posse e a concessão da E. F. Recife ao Limoeiro.
Esta linha avançou até Pilar, na antiga E. F. Conde
D'Eu, incorporada à GW em 1901, onde sua linha, aberta em 1883,
entre outros ramais, avançava até Nova Cruz, já
no Rio Grande do Norte e da E. F. Natal a Nova Cruz, que também
passou à GW, na mesma época. Para ligar estas duas últimas,
a GW construiu em 1904 um trecho de 45 km, formando então o
que veio a ser chamado de Linha Norte. Quando ocorreu a venda da GW
para a Rede Ferroviária do Nordeste, no entanto, o trecho do
RN já não mais pertencia à GW, mas foi incorporado
à RFN, e em 1957 tudo isso foi uma das formadoras da RFFSA.
A linha está ativa até hoje sob o controle da CFN, que
obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas trens de
passageiros não circulam mais por essa linha desde os anos
1980. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Pilar foi inaugurada em 1883. O primeiro trecho inaugurado
pela E. F. Conde D'Eu neste ano foi o da estação do Entroncamento
(Paula Cavalcânti) a Camarazal (Mulungu).
Depois, a ferrovia foi esticada de um lado até Pilar
(para se poder implantar posteriormente a linha do Brejo, ao
norte) e de outro até João Pessoa.
Pilar
ficou como ponta de linha até 1901, quando o trecho que a uniu
até a fronteira com Pernambuco foi inaugurado. Com isto, a
ligação entre a Paraíba (João
Pessoa) e o Recife foi completada.
A estação
foi desativada nos anos 1990 e atualmente não conheço
a situação do prédio.
O prédio foi tombado pelo
IPHAEP em 2001, e existia ainda em 2021 em razoáveis condições, onde
morava uma família.
1883
AO LADO: Os trilhos já =já estavam estavam em Pilar em fevereiro de 1883 (A Provincia de S. Paulo, 24/02/1883). |
|
1883
AO LADO: Em setembro, a ferrovia foi inaugurada até Mulungu (A Provincia de S. Paulo, 11/09/1883). |
|
(Fontes: Rodrigo Henrique, 2021; Jônatas Rodrigues,
05/2006; Guias Levi, 1932-1984; Guia Geral das Estradas de Ferro do
Brasil, 1960) |
|
|
|
Desenho da estação de Pilar por volta de 2000.
Arte Jonatas Rodrigues |
Acima e ao lado, a estação de Pilar, bastante
descaracterisada, em 2007. Acervo Jonatas Rodrigues |
|
A estação de Pilar em 26/7/2021. Foto Rodrigo Henrique |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
09.08.2021
|
|