|
|
E. F. Conde D'Eu
(1884-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1997) |
ITAMATAÍ
Município de Guarabira, PB |
Linha Norte - km 258 (1960) |
|
PB-3656 |
Altitude: 96 m |
|
Inauguração: 05.07.1884 |
Uso atual: em ruínas (2013) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha que
originalmente unia a estação de Brum, no Recife, a Pureza,
próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba,
foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western do Brasil, empresa inglesa
que tinha a posse e a concessão da E. F. Recife ao Limoeiro.
Esta linha avançou até Pilar, na antiga E. F. Conde
D'Eu, incorporada à GW em 1901, onde sua linha, aberta em 1883,
entre outros ramais, avançava até Nova Cruz, já
no Rio Grande do Norte e da E. F. Natal a Nova Cruz, que também
passou à GW, na mesma época. Para ligar estas duas últimas,
a GW construiu em 1904 um trecho de 45 km, formando então o
que veio a ser chamado de Linha Norte. Quando ocorreu a venda da GW
para a Rede Ferroviária do Nordeste, no entanto, o trecho do
RN já não mais pertencia à GW, mas foi incorporado
à RFN, e em 1957 tudo isso foi uma das formadoras da RFFSA.
A linha está ativa até hoje sob o controle da CFN, que
obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas trens de
passageiros não circulam mais por essa linha desde os anos
1980. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Itamataí foi inaugurada em 1884 pela E. F. Conde
D'Eu.
A partir de 1910 passou a dali sair o ramal de Bananeiras,
que levava até a cidade de Bananeiras, desativado em
1970.
A estação foi desativada em 9/7/1979 pela RFFSA. Ela,
que se localiza na divisa dos municípios de Guarabira, Pirpirituba
e Araçagi, fica a cerca de 5 km da cidade de Guarabira.
A estrutura física da pequena estação ainda estava de pé em 2013, porém
sem o telhado, parede interna, dístico, portas e toda a cobertura
em zinco da área de embarque e desembarque. A estrutura desta área
de embarque ocupava uma pequena área lateral da estação, já que a
pequenina estação não abrigava a todos em sua plataforma. O curioso
é que neste estrutura em ferro fundido da plataforma, ainda pôde
ser encontrado um parafuso enferrujado com a inscrição "GWBR" (Great
Western do Brasil).
(Fontes: Jonatas Rodrigues; Luiz Antonio Fernandes
Coutinho; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias
Levi, 1932-84; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Foto Jonatas Rodrigues em 15/2/2013 |
Foto Jonatas Rodrigues em 15/2/2013 |
Foto Jonatas Rodrigues em 15/2/2013 |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
02.04.2019
|
|