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E. F. Conde D'Eu (1884-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1997) |
GUARABIRA
(antiga INDEPENDÊNCIA) Município
de Guarabira, PB |
Linha Norte - km 251 (1960) |
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PB-3531 |
Altitude: 87 m |
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Inauguração: 05.07.1884 |
Uso atual: abandonado (2021) |
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO
DA LINHA: A linha que originalmente unia a estação de
Brum, no Recife, a Pureza, próximo à divisa entre Pernambuco
e Paraíba, foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western do
Brasil, empresa inglesa que tinha a posse e a concessão da
E. F. Recife ao Limoeiro. Esta linha avançou até Pilar,
na antiga E. F. Conde D'Eu, incorporada à GW em 1901, onde
sua linha, aberta em 1883, entre outros ramais, avançava até
Nova Cruz, já no Rio Grande do Norte e da E. F. Natal a Nova
Cruz, que também passou à GW, na mesma época.
Para ligar estas duas últimas, a GW construiu em 1904 um trecho
de 45 km, formando então o que veio a ser chamado de Linha
Norte. Quando ocorreu a venda da GW para a Rede Ferroviária
do Nordeste, no entanto, o trecho do RN já não mais
pertencia à GW, mas foi incorporado à RFN, e em 1957
tudo isso foi uma das formadoras da RFFSA. A linha está ativa
até hoje sob o controle da CFN, que obteve a concessão
da malha Nordeste em 1996, mas trens de passageiros não circulam
mais por essa linha desde os anos 1980. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Independência foi inaugurada
em 1884 pela E. F. Conde D'Eu. Foi ponta da linha que vinha desde
o Recife de 1884 a 1904, quando se completou a ligação
com a estação de Nova Cruz, já no Rio
Grande do Norte, unindo a partir de então Recife e Natal
por ferrovia.
Mais tarde (entre 1922 e 1932) o nome da estação
e o da cidade foi alterado para o atual, Guarabira.
A
estação foi desativada em 9/7/1979
pela RFFSA. Na estação, anos depois de sua desativação,
foram encontradas uma balança W&TAVERY Ltd-CWBR, usada para pesagem
de algodão, fabricada pela Birmingham, em 1904 na Inglaterra. Um cofre
Milners 212 Patent Eire Resisting, também fabricado na Inglaterra
em Liverpool. foi também encontrado na estação um relógio da marca GWBR-JN-WALKER'S-NEW
BOND'S & FENCURCHS-LONDON, do início do século XX. A balança e o cofre
foram enviadas para a estação nova de Campina Grande.
A estação, o armazém, a ponte ferroviária sobre o Rio Guarabira e
estes objetos foram tombados pelo IPHAEP em 12 de Dezembro de 2000.
Em junho de 2021 o prédio estava completamente abandonado e em péssimo estado.
1883
AO LADO: As obras da ferrovia já estavam seguindo para Independencia (depois chamada de Guarabira), além de outras estações na região em fevereiro de 1877 (A Provincia de S. Paulo, 24/02/1883). |
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ACIMA: A estação em 2017. De lá para hoje piorou muito (Foto Geraldo Landovsky)
ACIMA: Carro de passageiros abandonado em 2021 junto à antiga estação (Foto Julio Alves).
(Fontes: Julio Alves, 2021; Geraldp Langovsky, 2017; Jônatas Rodrigues, 05/2006; www.guarabira.pb.gov.br;
Guias Levi, 1932-1984; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação, em foto sem data. Acervo Jonatas Rodrigues
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A estação em 2007. Foto do site www.guarabira.pb.gov.br |
A estação em 2007. Foto do site www.guarabira.pb.gov.br
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A estação. Foto Julio Alves em 22/6/2021 |
A estação. Foto Julio Alves em 22/6/2021 |
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Atualização:
19.12.2022
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