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E. F. Conde D'Eu
(1884-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1997) |
ANTONIO
GUEDES
(antiga CACHOEIRA)
Município de Guarabira, PB |
Linha Norte - km 246 (1960) |
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PB-4241 |
Altitude: 81 m |
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Inauguração: 05.07.1884 |
Uso atual: abandonada e em ruínas (2021) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha que
originalmente unia a estação de Brum, no Recife, a Pureza,
próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba,
foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western do Brasil, empresa inglesa
que tinha a posse e a concessão da E. F. Recife ao Limoeiro.
Esta linha avançou até Pilar, na antiga E. F. Conde
D'Eu, incorporada à GW em 1901, onde sua linha, aberta em 1883,
entre outros ramais, avançava até Nova Cruz, já
no Rio Grande do Norte e da E. F. Natal a Nova Cruz, que também
passou à GW, na mesma época. Para ligar estas duas últimas,
a GW construiu em 1904 um trecho de 45 km, formando então o
que veio a ser chamado de Linha Norte. Quando ocorreu a venda da GW
para a Rede Ferroviária do Nordeste, no entanto, o trecho do
RN já não mais pertencia à GW, mas foi incorporado
à RFN, e em 1957 tudo isso foi uma das formadoras da RFFSA.
A linha está ativa até hoje sob o controle da CFN, que
obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas trens de
passageiros não circulam mais por essa linha desde os anos
1980. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Cachoeira foi inaugurada em 1884 pela E. F. Conde D'Eu.
A estação, que depois passou a se chamar Antonio Guedes, fica em um distrito
pertencente ao município de Guarabira, segue a mesma linha
arquitetônica desta última estação, sem poucas ou nenhuma
decoração artística, preservando mais as áreas de embarque e desembarque.
A estação foi desativada no final dos anos 1970 tombada pelo IPHAEP
em 2001. O ramal oficialmente
não foi desativado, mas cargueiros não trafegavam para o Rio
Grande do Norte desde 1999, e de passageiros desde 1978.
Também foram tombados o prédio junto à estação e a ponte metálica
sobre o rio Araçaji, construída em 1942 em substituição
à original de 1883. Também o foram o armazém e a vila ferroviária, ainda existentes em 2013.
Em 2021 o
prédio estava em ruínas, com as paredes ameaçando
cair. Parece que o tombamento da estação não foi respeitado.
ACIMA: A ponte sobre o rio Aracaji, construída
em 1942. Uma curiosidade em relação a esta ponte é o fato dela fazer
uma curva, pouco acentuada, fato incomum nas pontes ferroviárias do
estado. (Foto Jonatas Rodrigues em janeiro de 2009).
(Fontes: Jônatas Rodrigues; Guias Levi, 1932-84;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht) |
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A estação, em desenho de Jonatas Rodrigues em
2009, retrata como ela era antes do "Armageddon".
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A estação como estava em 2013. Foto Jonatas Rodrigues |
A estação como estava em 11/9/2021. Foto Rodrigo Henrique |
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Atualização:
05.01.2023
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