|
|
Great Western (1904-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1997) |
SERTÃOZINHO
Município de Sertãozinho, PB |
Linha Norte - km 266 (1960) |
|
PB-3703 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 01.01.1904 |
Uso atual: demolida |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha que
originalmente unia a estação de Brum, no Recife, a Pureza,
próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba,
foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western do Brasil, empresa inglesa
que tinha a posse e a concessão da E. F. Recife ao Limoeiro.
Esta linha avançou até Pilar, na antiga E. F. Conde
D'Eu, incorporada à GW em 1901, onde sua linha, aberta em 1883,
entre outros ramais, avançava até Nova Cruz, já
no Rio Grande do Norte e da E. F. Natal a Nova Cruz, que também
passou à GW, na mesma época. Para ligar estas duas últimas,
a GW construiu em 1904 um trecho de 45 km, formando então o
que veio a ser chamado de Linha Norte. Quando ocorreu a venda da GW
para a Rede Ferroviária do Nordeste, no entanto, o trecho do
RN já não mais pertencia à GW, mas foi incorporado
à RFN, e em 1957 tudo isso foi uma das formadoras da RFFSA.
A linha está ativa até hoje sob o controle da CFN, que
obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas trens de
passageiros não circulam mais por essa linha desde os anos
1980. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Sertãozinho foi inaugurada em 1904. Era na época
uma pequena povoação à margem da linha férrea Guarabira-Nova Cruz.
Existe ali uma capela do Coração de Jesus, cuja imagem foi
oferta da esposa do engenheiro Bochum, que trabalhou na construção
da ferrovia.
A estação era o local onde embarcavam e desembarcavam
os viajantes do trem de passageiros, chamado de “Bacurau”, porque
passava às 4h00min da madrugada vindo do Recife e só
retornava a tarde.
Os viajantes que não moravam em Sertãozinho
deslocavam-se, a pé ou a cavalo, de suas localidades: Lagoa de Baixo, Guabiraba, São José,
Carapuça, Gravatá de Piabas, Mascate, Boa Ventura e outros sítios
até Sertãozinho.
A estação foi oficialmente desativada em 9/7/1979
pela RFFSA e foi destruída na década de 1980 pelos próprios moradores
por entenderem que desativada não tinha nenhum valor para a cidade.
A estação de Sertãozinho era semelhante às estações do ramal,
ou seja, semelhante à estação de Duas Estradas e Caiçara,
que também foram desativadas no mesmo período. Foi graças à rede ferroviária
que Sertãozinho tinha a facilidade de exportar seus produtos
para as feiras das cidades circunvizinhas.
ACIMA: João Maria de Araújo ("Seu" Dão),
chefe de estação em Sertãozinho, posando no interior
desta, nos anos 1950 ou 60 (http://joseliocarneiro.blogspot.com).
ACIMA: Restos da plataforma com o casario em ruínas. A estação foi demolida (Fotos João Sêneca em 28/12/2021).
(Fontes: João Sêneca; Jônatas Rodrigues, 05/2006; http://governojovemsertaozinho.blogspot.com;
http://joseliocarneiro.blogspot.com; Guias Levi, 1932-1984; Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação, provavelmente anos 1960. http://governojovemsertaozinho.blogspot.com
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
08.02.2022
|
|