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Bernardino de Campos
Luiz Pinto
Ipaussu
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Tronco EFS - 1935
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IBGE - 1970
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2004
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E. F. Sorocabana
(1913-1971)
FEPASA (1971-1998) |
LUIZ
PINTO
Município de Ipaussu, SP (veja
o local) |
Linha-tronco original - km 475,415 (1924);
km 462,606 (1934) (*); km 414,673 (1960) (**) |
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SP-2296 |
Altitude: 612 m |
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Inauguração: 01.03.1913 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1913 (já demolida) |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953,
(**) devido às retificações feitas entre Conchas
e Manduri neste ano.
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana
foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875,
até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu
Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS
construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em
1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência.
Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo
paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival
Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas
pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa
da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando
a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho
inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno,
desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio.
Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado
por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco
até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban,
sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: A estação de
Luiz Pinto foi aberta em 1913. "Vão ser abertas
ao tráfego mais duas estações novas: 'Luiz
Pinto' (...) respectivamente nos kilômetros 472 (...)
dos ramais de Tibagy (...). Ficou estabelecida a parada
de um minuto para os trens, em cada uma dessas estações"
(*Revista Brazil Ferro-Carril, 31/05/1913). Note, pela
data da revista, que ou a notícia saiu tarde, ou a estação
foi inaugurada depois da data que consta nos relatórios da
Sorocabana, que é 1º de março. O nome derivava do nome
do proprietário da fazenda Palmeiras, Luiz Augusto
Pinto (Itu, 1858 - São Paulo, 1920), que doora as
terras para a construção da linha e da estação,
a partir de sua fazenda.
Era uma bela estação, de tipologia semelhante a outras estações da EFS construídas na década de 1910, como Indaiatuba, Piapara, Angatuba, Itararé, São Manuel, Barão de Rezende, Conceição, Vitoriana, Luiz Pinto e Agudos, salvo alguma outra não lembrada por mim no momento.
Em 1986, o prédio estava depredado e abandonado, mas era um
prédio grande, com a mesma bonita arquitetura da estação
de Piapara, na região de Botucatu, como se vê
pelas fotos (más) de 1986. A fazenda Palmeiras é uma
bela fazenda cafeeira com um quilômetro de corredor de enormes
palmeiras. Ao lado, um enorme terreiro onde secavam o café. No fundo
da fazenda, várias casas de funcionários e a linha férrea cruzando.
Ainda há no local uma caixa d'água. A estação foi demolida.
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1916
AO LADO: Apesar de ficar no Estado de S. Paulo, a estação de Luiz Pinto estava na fazenda Jacarezinho, que se estendia pelos dois estados (é o que entendi pelo relato anexo) - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA LER TODA A REPORTAGEM (O
Estado de S. Paulo, 12/11/1916). |
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU
PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1934
- Reparação e pintura da estação;
pintura da casa do telegrafista; reparação e
pintura da casa do portador
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(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Adriano Martins; João
Batista Lago; E. F. Sorocabana: relatórios oficiais, 1875-1969;
Brazil Ferro-Carril, 1913; FEPASA: Relatório de Instalações
Fixas, 1968; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação abandonada de Luiz Pinto, lado da plataforma,
1986. Foto do relatório da Fepasa, 1986 |
Fachada da estação abandonada de Luiz Pinto. Foto
do relatório da Fepasa, 1986 |
O passageiro aguarda para entrar no trem, nos anos 1980, na
abandonada estação de Luiz Pinto. Foto João
Batista Lago |
Os restos da plataforma continuam por ali, em 28/09/2002. Foto
Adriano Martins |
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Atualização:
03.12.2021
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