|
|
...
Luiz Pinto
Ipaussu
Chavantes
...
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2010
...
|
|
|
|
|
E. F. Sorocabana
(1908-1971)
FEPASA (1971-1998) |
IPAUÇU
(antiga ILHA GRANDE)
Município de Ipauçu, SP |
Linha-tronco - km 483,555 (1924);
km 470,725 (1934); km 422,792 (1960) (*) |
|
SP-2106 |
Altitude: 565 m |
|
Inauguração: 05.04.1908 |
Uso atual: em ruínas (2015) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: c.1960 |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953,
(**) devido às retificações feitas entre Conchas
e Manduri neste ano.
|
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha
foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922,
quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes,
porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos
e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época
à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia,
vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para
o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas
linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a
ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim
foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal
FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente
até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente
os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho
passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso
trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos
pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa
até hoje, para trens de carga. |
|
A ESTAÇÃO: Aberta
em 1908 com o nome de Ilha Grande, recebeu o nome de Ipaussu
em 24/01/1916.
O edifício que hoje está lá abandonado, depredado e sem cobertura
deve ter sido construído nos anos 1960, por sua arquitetura.
A vila ferroviária, situada no limite norte da cidade, é muito longa
e tinha várias casas do início do século 20 e um grande armazém construído,
ou reformado, entre 1925 e 1929 (ver foto).
É hoje uma área deteriorada e semi-abandonada. As casas da vila ferroviária,
que eram muitas em 2000, quando lá estive, foram todas demolidas
(inacreditável) depois disso. Lembro-me
de que eram bonitas e razoavalmente conservadas.
O pátio, no entanto, tinha bastante movimento: trens da ALL
ainda carregavam arroz em sacas e açúcar para
exportação via Santos, em outubro de 2009. O armazém
servia então à Prefeitura para a reciclagem de lixo
da cidade. Em 2015, a estação já estava em ruínas.
1926
AO LADO: Inaugurações
de melhorias na estação de Ipaussu (O Estado
de S. Paulo, 14/9/1926).
|
|
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
1926 - Extensão dos desvios para 400 m
|
|
À ESQUERDA:
Fotografia de uma casa já demolida, tirada em 1998
(Acervo Daniel Gentili).
|
ACIMA: Uma das poucas casas ferroviárias
que sobrou no pátio de Ipauçu. Era utilizada pelo chefe
da estação. É linda, mas está semi-descaracterizada.
Hoje nela moram funcionários que trabalham na linha (informação
e foto de Daniel Gentili em 6/12/2009).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local; Daniel Gentili; FEPASA: relatório de instalações
fixas, 1986; Joaquim Huet de Bacellar: Comissão dos Prolongamentos
e Desenvolvimentos da Estrada de Ferro Sorocabana - Relatório apresentado
pelo Engenheiro-Chefe, Weiszflog Irmãos, 31/01/1912); E. F. Sorocabana:
relatórios oficiais, 1875-1969; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
|
|
|
|
Inauguração da estação de Ilha Grande,
com festas, em 1908. Relatório J. H. Bacellar, 1912 |
A estação ainda em funcionamento em 1991. Autor
desconhecido |
O armazém em foto de 22/10/2000, ao lado da estação,
e construído entre 1925 e 1929. Foto Ralph M. Giesbrecht
|
Fachada da estação (22/10/2000). Foto Ralph M.
Giesbrecht |
A plataforma da estação de Ipaussu, abandonada
(22/10/2000). Foto Ralph M. Giesbrecht |
Fachada da ex-estação em ruínas em 26/10/2009.
Foto Daniel Gentili |
Lado da plataforma da ex-estação em ruínas
em 26/10/2009. Foto Daniel Gentili |
A estação em ruínas, em 29/12/2010. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
|
|
|
|
|
Atualização:
13.02.2018
|
|