|
|
E. F. Leopoldina
(1900-1964) |
HERMOGÊNIO
SILVA
Município de Três Rios, RJ |
Linha do Norte - km 111,930 (1960) |
|
RJ-1684 |
|
|
Inauguração: 04.06.1900 |
Uso atual: desconhecido |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
HISTORICO DA LINHA: A
linha que unia o centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios
foi construída por empresas diferentes em tempos diferentes. Uma pequena
parte dela é a mais antiga do Brasil, construída pelo Barão de Mauá
em 1854 e que unia o porto de Mauá (Guia de Pacobaíba) à estação de
Raiz da Serra (Vila Inhomerim). O trecho entre esta última e a estação
de Piabetá foi incorporada pela E. F. Príncipe do Grão Pará, que construiu
o prolongamento até Petrópolis e Areal entre os anos de 1883 e 1886.
Finalmente a estação de Areal foi unida à de Três Rios em 1900, já
pela Leopoldina. Finalmente, o trecho entre o a estação de São Francisco
Xavier, na Central do Brasil, e Piabetá foi entregue entre 1886 e
1888 pela chamada E. F. Norte, que neste último ano foi comprada pela
R. J. Northern Railway. Finalmente, em 1890, a linha toda passou para
o controle da Leopoldina. Em 1926 a linha foi estendida finalmente
até a estação de Barão de Mauá, aberta nesse ano, eliminando-se a
baldeação em São Francisco Xavier. O trecho entre Vila Inhomerim e
Três Rios foi suprimido em 5 de novembro de 1964. Segue operando para
trens metropolitanos todo o trecho entre o centro do Rio de Janeiro
e Vila Inhomerim. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Hermogênio Silva foi aberta em 1900. O nome da estação
é uma homenagem ao prefeito de Petrópolis, Hermogenio
Pereira da Silva (1848-1915) no final do século XIX. Com
o rio Piabanha próximo e também a estrada de rodagem
União e Indústria, desde 1869, a linha nesse trecho
demorou para ser
ACIMA: Inauguração da ponte rodoviária
"próxima à estação de Hermogênio
Silva" em 1922 (Revista da Semana).
aberta, junto com a estação. Esta foi fechada
em 1965, com a supressão do trecho.
|
TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação de 1900 a 1963. Na foto
à esquerda, o trem está trafegando pelo trecho
da serra. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses
trens. Veja aqui horários
em 1958 (Guias Levi). |
(Fontes:
Instituto Histórico de Petrópolis; Revista da Semana,
1922; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway,
1938; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
15.11.2010
|
|