Linha do Norte (Rio-Petrópolis) (Rio de Janeiro) |
E. F. Leopoldina
(1883-1964) Contato
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Trem de passageiros da Leopoldina que percorria o trecho entre o Rio de Janeiro e Três Rios, mas cujo destino principal era a cidade de Petrópolis. Funcionou até novembro de 1964, quando foi suprimido, juntamente com a linha entre Inhomirim e Três Rios. A linha Rio de Janeiro-Inhomirim permanece em uso até hoje com trens metropolitanos puxados desde 1997 pela empresa Supervia. |
Percurso:
Linha do Norte, no trecho de Barão de Mauá a Três
Rios. Origem da linha: Vila Inhomerim-Petrópolis: 1883 (E. F. Grão Pará) Piabetá-Vila Inhomerim: 1854 (E. F. Mauá) Barão de Mauá/Praia Formosa-Piabetá: 1888 Petrópolis-Areal: 1886 Areal-Três Rios: 1900 |
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Os
trens do Rio para Petrópolis inicialmente (1883) saíam
da
Praça Mauá, onde os passageiros tomavam as barcas para
o porto de Mauá (hoje Guia de Pacobaíba) e ali embarcavam
nos trens para Piabetá e Petrópolis. Com o complemento
da linha entre a estação de São Francisco Xavier
na E. F. D. Pedro II (depois Central do Brasil), pôde-se fazer
o percurso diretamente do Rio para Petrópolis. Em 1900, a linha
foi estendida até Três Rios. Antes disso, em 1890, a
Leopoldina havia adquirido a E. F. do Grão Pará, que,
em 1883, havia adquirido a linha original da E. F. Mauá que
chegava até Raiz da Serra (Vila Inhomerim). No entanto, com o tempo, os serviços foram piorando...
os atrasos aumentando... isto já nos anos 1940, como mostra
a reportagem da Revista da Semana de 7/4/1945:
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