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E. F. Leopoldina
(?-?) |
DOUTOR
NILO
Município de Petrópolis, RJ |
Linha do Norte - km 80,082 (1960) |
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RJ-4657 |
Altitude: 683 m |
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Inauguração: n/d |
Uso atual: demolida? |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: N/D |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha que unia o centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios
foi construída por empresas diferentes em tempos diferentes. Uma pequena
parte dela é a mais antiga do Brasil, construída pelo Barão de Mauá
em 1854 e que unia o porto de Mauá (Guia de Pacobaíba) à estação de
Raiz da Serra (Vila Inhomerim). O trecho entre esta última e a estação
de Piabetá foi incorporada pela E. F. Príncipe do Grão Pará, que construiu
o prolongamento até Petrópolis e Areal entre os anos de 1883 e 1886.
Finalmente a estação de Areal foi unida à de Três Rios em 1900, já
pela Leopoldina. Finalmente, o trecho entre o a estação de São Francisco
Xavier, na Central do Brasil, e Piabetá foi entregue entre 1886 e
1888 pela chamada E. F. Norte, que neste último ano foi comprada pela
R. J. Northern Railway. Finalmente, em 1890, a linha toda passou para
o controle da Leopoldina. Em 1926 a linha foi estendida finalmente
até a estação de Barão de Mauá, aberta nesse ano, eliminando-se a
baldeação em São Francisco Xavier. O trecho entre Vila Inhomerim e
Três Rios foi suprimido em 5 de novembro de 1964. Segue operando para
trens metropolitanos todo o trecho entre o centro do Rio de Janeiro
e Vila Inhomerim. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Doutor Nilo ficava na fazenda do Dr. Nilo Peçanha,
político, presidente do Brasil em 1909 e 1910. não tem
a data de inauguração conhecida.
ACIMA: O expresso das 8:40 chegando à parada
da fazenda de Nilo Peçamha, a parada "Doutor Nilo"
(Fon-fon, 16/5/1917).
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TRENS
- Devia ser uma parada particular onde o trem parava conforme
houvesse passageiros. Não aparece nos guias. Na foto
à esquerda, o trem está trafegando pelo trecho
da serra. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses
trens. (Guias Levi). |
(Fontes: Daniel Gentili; Fon-fon,
1917; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht). |
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Atualização:
07.04.2014
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