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E. F. Leopoldina
(n/d-1971)
RFFSA (1971-1996) |
VILA
LAGE (LIGAÇÃO MARICÁ)
Município de São Gonçalo,
RJ |
Linha do Litoral - km 102,505 |
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RJ-4401 |
Altitude: 3 m |
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Inauguração: n/d |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O
que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas
companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas
pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho,
Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril
Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E.
F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos,
por sua vez, havia consttuído e entregue o trecho de Macaé a Campos
entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,
foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa
foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida
à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E.
F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907,
a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo
os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje
para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos
1980 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói
e Rio de Janeiro a Vitória. Em 2007 desapareceram os trens que ainda ligavam Niterói a Visconde de Itaboraí. |
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A ESTAÇÃO: Próximo
à estação de Neves, ficava o desvio ferroviário
para a E. F. Maricá, hoje rodoviário. O nome era Ligação
Maricá, também chamado de Vila Lage.
Hoje
em dia, não há ali vestígios da ferrovia. Foi tudo asfaltado (Carlos
Latuff, 06/2003).
"Segundo me contaram, o trem para Maricá
partia de Neves, seguindo o que hoje é a rua Oliveira Botelho, paralela
à linha que vinha de Niterói, fazendo isso por mais ou menos 1 km
e, chegando em Vila Lage, virava para a vidreira, cruzando a linha
de Niterói e seguindo pela av. Dr. Lúcio Tomé Feiteira até o Barro
Vermelho, seguindo pelo que hoje é a rua Jurumenha e já no bairro
de Santa Catarina pega a atual av. Maricá (que mantém no nome o destino
do trem que passava por ali), até sair de S.Gonçalo e daí em diante
eu não sei mais qual era o trajeto dela" (Carlos Eduardo
Soares da Cruz, Niterói, RJ, 02/2004).
(VEJA TAMBÉM NEVES (E.F. MARICÁ).
ACIMA: Junto à estação de Vila Laje, o entroncamento.
Para a direita, o ramal de Maricá. Na data desta fotografia
(1980), já não funcionava o ramal havia cerca de 15
anos, mas ali a linha de saída ainda existia (Jornal do Brasil,
1980).
ACIMA: Próximo à estação
de Neves, era aqui que se cruzavam as linhas da Leopoldina e da E.
F. Maricá. Em 2003 , data da foto, nada sobrava ali da ferrovia (Foto Carlos Latuff).
(Fontes: Carlos Latuff; Cleiton Pieruccini; Carlos
Eduardo Soares da Cruz; Jornal do Brasil; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Vila Lage, abandonada por volta de
1980 (Jornal do Brasil) |
Próximo à estação de Neves, era
aqui que se cruzavam a linha da E. F. Maricá. Hoje nada
sobra ali da ferrovia. Foto Carlos Latuff |
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Atualização:
19.08.2021
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