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Cia. E. F. Sul do
Espírito Santo (1900-1907)
E. F. Leopoldina (1907-1975)
RFFSA (1975-1996) |
DOMINGOS
MARTINS
(antiga SANTA IZABEL e GERMÂNIA)
Município de Domingos Martins, ES |
Linha do Litoral - km 596,154 (1960) |
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ES-1915 |
Altitude: 381 m |
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Inauguração: 01.01.1900 |
Uso atual: em pé em 2018. Ainda seria agência dos Correios e posto
telefônico?, como os eram em 2006? |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas
companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas
pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho,
Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril
Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E.
F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos,
por sua vez, havia constrtuído e entregue o trecho de Macaé a Campos
entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,foi
construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa
foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida
à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E.
F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907,
a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo
os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje
para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos
80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói
e Rio de Janeiro a Vitória. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Santa Izabel foi inaugurada em 1900 ainda pela E. F.
Sul do Espírito Santo. Ficava então no município
capixaba do mesmo nome.
A pedido da Leopoldina, que já administrava a linha na época,
em 1910 a estação teve o nome alterado para Germânia,
pois havia outra estação com o mesmo nome de Santa
Izabel - esta outra seria a de Santa Izabel do Rio Preto,
da V. F. Sapucaí, mais tarde, da RMV, no Estado do Rio de Janeiro.
O novo nome foi dado somente à estação e homenageava
a grande colônia alemã que povoava a cidade então.
Finalmente, em 18/10/1917, passou a chamar-se Domingos
Martins,
também a pedido da Leopoldina - provável consequência
da guerra de 1914-18. Em 1921, o município passou a também
ter o nome da estação, homenagem a um capixaba de nome
Domingos José Martins (1781-1817) que combateu e foi
fuzilado na revolução pernambucana de 1817.
A estação ficava em região de embarques de café.
O prédio abrigava em 2006 um posto telefônico e uma agência
dos Correios.
Em 2019, a estação ainda estava longe do centro da cidade e era visto como atração
turística, apesar de estar já abandonada, segundo o jornal. No dístico, o nome "Vale da Estação".
ACIMA:
Próximo a Domingos Martins, um túnel escavado na terra
desde o princípio do século XX (Foto Roberto Sarti)
em 2012).
ACIMA: Ao fundo, a estação, em 2018 chamada de Vale da Estação"". (Foto de Da Silva Jr. em 5/10/2018).
(Fontes: Altair Malacarne; Ronald Colombini Jr.; Marcos A. Farias;
Roberto Sarti; O Estado de S. Paulo, 19/10/1917; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação nos anos 1910, ainda com o nome de Germânia.
Acervo Altair Malacarne, São Gabriel da Palha, ES |
A estação em 29/12/2003. No dístico: "Vale
da estação". Foto Ronald Colombini Jr. |
A estação em 02/2006. Foto Marcos A. Farias |
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Atualização:
16.08.2023
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