|
|
E.
F. Maricá (1941?-1943)
E. F. Central do Brasil (1943-?) |
BUZIOS Município
de Buzios, RJ |
Ramal de
Macaé - km ? |
|
RJ-4290 |
Altitude: - |
|
Inauguração: anos
1940? |
Uso atual: desconhecido |
|
sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
HISTORICO
DA LINHA: A E. F. Maricá teve o seu primeiro trecho aberto
em 1888, ligando as estações de Alcântara e Rio do Ouro. Em 1889 chegou
a Itapeba e somente em 1894 a Marica. Em 1901, chegava a Manuel Ribeiro.
Nilo Peçanha, como Presidente da Província do Rio e também da República,
conseguiu a união da linha com a Leopoldina na estação de Neves, construída
para esse entroncamento, e do outro lado prolongou a linha até Iguaba
Grande. Em 1912, entretanto, o capital dos empresários da região acabou
e a linha foi vendida à empresa francesa Com. Generale aux Chemins
de Fer. Em 1933, o Governo Federal encampou a ferrovia e a prolongou,
em 1936, até Cabo Frio, onde se embarcava sal das salinas das praias.
Em 1943, a E. F. Marica foi passada para a Central do Brasil. Em fins
dos anos 1950, passou para a Leopoldina. Os trens passaram a sair
da estação de General Dutra, em Niterói, entrando no ramal em Neves.
Em janeiro de 1962, parou o trecho Maricá-Cabo Frio. Em 1964,
parou o trecho Virajaba-Maricá. Em 1965, somente seguiam trens
de subúrbio ligando Niterói a Virajaba, com o resto
do ramal já desativado. A ferrovia foi finalmente erradicada
em 31/01/1966. |
|
A ESTAÇÃO: Teria existido algum dia uma estação ferroviária
em Búzios? É possível que sim: "Por
ocasião da Segunda Guerra Mundial, a E. F. Maricá tinha interesse
em alcançar a localidade de Macaé. Para tal, foi criado o Posto Telegráfico
Fonseca no Km 156, de onde partiria a linha em direção em Macaé, atravessando
as comunidades de Búzios, Rio das Ostras, Barra de São João e Rio
Dourado, daí até Macaé, margeando a rodovia. Em Barra de São João
ainda existe uma estação ferroviária com plataforma e dizeres alusivos
à EFM. Uma ponte sobre o Rio São João foi construída pra atender o
tráfego ferroviário. Em Rio das Ostras havia até cerca de 20 anos
atrás, uma estação ferroviária. Segundo informações de moradores antigos
da região, nesse trecho ferroviário passaram somente autos de linha
e troles, nunca circulando qualquer trem comercial" (Hélio
Suêvo Rodriguez, A Formação das Estradas de Ferro do Rio de Janeiro,
Memória do Trem, 2005).
Há uma ex-estação em ruínas e abandonada entre as ex-estações de Fonseca, na antiga E. F. Maricá, e a de Barra de São João, chamada de Campos Novos. Teria sido esta a estação que ficava em Buzios? Sua foto de 2019 está ao pé desta página.
(Fontes: Dado Eduardo; Cleiton Pieruccini; Hélio Suêvo
Rodriguez: A Formação das Estradas de Ferro do Rio de Janeiro, Memória
do Trem, 2005; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
|
|
|
Ex-estação de Campos Novos, em 2019, Foto Dado Eduardo |
Ex-estação de Campos Novos, em 2019, Foto Dado Eduardo |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
07.05.2019
|
|