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E. F. Maricá
(1941?-1943)
E. F. Central do Brasil (1943-?) |
BARRA
DO SÃO JOÃO
Município de Casimiro de Abreu, RJ |
Ramal de Macaé - km ? |
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RJ-4291 |
Altitude: - |
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Inauguração: anos
1940? |
Uso atual: abandonada (2018) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Maricá
teve o seu primeiro trecho aberto em 1888, ligando as estações de
Alcântara e Rio do Ouro. Em 1889 chegou a Itapeba e somente em 1894
a Marica. Em 1901, chegava a Manuel Ribeiro. Nilo Peçanha, como Presidente
da Província do Rio e também da República, conseguiu a união da linha
com a Leopoldina na estação de Neves, construída para esse entroncamento,
e do outro lado prolongou a linha até Iguaba Grande. Em 1912, entretanto,
o capital dos empresários da região acabou e a linha foi vendida à
empresa francesa Com. Generale aux Chemins de Fer. Em 1933, o Governo
Federal encampou a ferrovia e a prolongou, em 1936, até Cabo Frio,
onde se embarcava sal das salinas das praias. Em 1943, a E. F. Marica
foi passada para a Central do Brasil. Em fins dos anos 1950, passou
para a Leopoldina. Os trens passaram a sair da estação de General
Dutra, em Niterói, entrando no ramal em Neves. Em janeiro de 1962,
parou o trecho Maricá-Cabo Frio. Em 1964, parou o trecho Virajaba-Maricá.
Em 1965, somente seguiam trens de subúrbio ligando Niterói
a Virajaba, com o resto do ramal já desativado. A ferrovia
foi finalmente erradicada em 31/01/1966. |
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A ESTAÇÃO: Existe uma estação
ferroviária na localidade de Barra do São João
que jamais funcionou: "Por ocasião da Segunda Guerra Mundial, a
E. F. Maricá tinha interesse em alcançar a localidade de Macaé. Para
tal, foi criado o Posto Telegráfico Fonseca no Km 156, de onde partiria
a linha em direção em Macaé, atravessando as comunidades de Búzios,
Rio das Ostras, Barra de São João e Rio Dourado, daí até Macaé, margeando
a rodovia. Em Barra de São João ainda existe uma estação ferroviária
com plataforma e dizeres alusivos à EFM. Uma ponte sobre o Rio São
João foi construída pra atender o tráfego ferroviário. Em Rio das
Ostras havia até cerca de 20 anos uma estação ferroviária. Segundo
informações de moradores antigos da região, nesse trecho ferroviário
passaram somente autos de linha e troles, nunca circulando qualquer
trem comercial" (Hélio Suêvo Rodriguez, A Formação das
Estradas de Ferro do Rio de Janeiro, Memória do Trem, 2005).
Em julho de 2011, o prédio ainda estava de pé, embora
abandonado, com sua plataforma na rua Nilo Peçanha, no bairro
do mesmo nome no município de Casimiro de Abreu. No
dístico, na torre, em relevo, o nome: Barra do São
João.
O prédio permanecia no abandono em 2018.
(Fontes: Cleiton Pieruccini; Ricardo Quintero de
Matos; Sergio Telles; Hélio Suêvo Rodriguez: A Formação das Estradas
de Ferro do Rio de Janeiro, Memória do Trem, 2005; Google Maps,
entrada em 17/10/2012; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960) |
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A estação de Barra do São João,
em 04/2009. Foto Cleiton Pieruccini |
A ex-estação em 2018. Foto Sidney Correa |
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Atualização:
26.05.2018
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