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E.
F. Leopoldina (n/d-1971) |
SÃO
ROMÃO
Município
de Guaçuí, ES |
Ramal Sul
do Espírito Santo - km 590,485 (1960) |
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ES-3343 |
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Inauguração: n/d |
Uso atual: n/d |
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sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d
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HISTORICO
DA LINHA: O Ramal Sul do Espírito Santo, assim denominado pela Leopoldina
teve sua origem na E. F. Sul do Espírito Santo, que tinha uma linha
construída na região de Vitória e pertencia ao Governo do Estado do
Espírito Santo, e na E. F. Caravelas, ambas adquiridas pela Leopoldina
em 1908. A Caravelas partia de Vitória para Castelo, de um lado, e
para Rive, do outro, bifurcando na estação de Matosinhos (Coutinho).
Estes trechos estavam prontos desde 1887. Para chegar a Minas Gerais,
na linha do Manhuaçu, como rezava o contrato, a Leopoldina levou cinco
anos, abrindo o trecho Rive-Alegre em 1912 e até Espera Feliz, ponto
final, em 1913. No final dos anos 60, o trecho Cachoeiro-Guaçuí foi
suspenso para passageiros e finalmente erradicado em 26/10/1972. O
outro trecho, Espera Feliz-Guaçuí, transportou passageiros até a sua
erradicação, em 05/11/1971. Sobram ainda trilhos desde Cachoeiro até
próximo à estação de Coutinho, para transportar
mármore e granito das diversas serrarias dessas pedras que
existem na região. |
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A ESTAÇÃO:
A estação de São Romãonão
tem data de inauguração conhecida. Trens de passageiros
circularam por ali até novembro de 1971, quando o trecho Espera
Feliz-Guaçuí teve o tráfego suspenso. Como
a parada de Pimentel, pouco antes na linha, não aparecia
nos guias ferroviários. A estação foi demolida.
"Da estação de São Romão sobrou somente a plataforma de embarque.
Segundo o proprietário das casas ao fundo, Sr. Paulo Afonso Teixeira,
ele presenciou a demolição por parte de funcionários da Rede, que
quebraram e arrancaram as janelas e portas e o que tinha valor, colocando
nos vagões pra ser levado para não se sabe para onde. Ele reclama
que tentou de tudo para ficar com a estação, quis comprar, fazer qualquer
negócio mas os empregados não deram a mínima, e destruíram o restante,
que está a 1 km da caixa de agua. A casa dos empregados que davam
manutenção na linha eles não demoliram" (Marcos A. Farias,
12/2005). |
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Plataforma da estação e casas novas ao fundo,
em 12/2005. Foto Marcos A. Farias |
Plataforma da estação, em 12/2005. Foto Marcos
A. Farias |
Caixa d'água e casa de funcionário, próximas
à estação, em 12/2005. Foto Marcos A. Farias
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Caixa d'água, próxima à estação,
em 12/2005. Foto Marcos A. Farias |
Casa de funcionário, próxima à estação,
em 12/2005. Foto Marcos A. Farias |
Casa de funcionário, próxima à estação,
em 12/2005. Foto Marcos A. Farias |
Ponte da linha, próxima à estação,
em 12/2005. Foto Marcos A. Farias |
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Atualização:
22.12.2005
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