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E. F. Leopoldina
(1887-1975)
RFFSA (1975-1977) |
CARANGOLA
(antiga SANTA LUZIA)
Município de Carangola, MG (1887-) |
Linha de Manhuaçu -
km 456,446 (1960) |
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MG-1740 |
Altitude: 399 m |
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Inauguração: 14.08.1887 |
Uso atual: estação rodoviária
(2008) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1938 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha que ligava a estação de Recreio a Santa Luzia (Carangola) teve
a sua concessão e construção a cargo da Companhia Alto Muriaé, estabelecida
em 1880. Em 2/5/1883, a empresa foi incorporada pela E. F. Leopoldina.
Uma alteração de traçado da linha original para Muriaé levou a Leopoldina
a passar por uma pequena extensão dentro de território fluminense,
onde estava Santo Antonio (Porciúncula), retornando para Minas, seguindo
para Carangola, onde chegou em 1887. De 1911 a 1915, a Leopoldina
prosseguiu a linha até Manhuaçu, seu ponto final. O trecho Manhuaçu-Carangola
foi fechado em 23/07/1975. Porciúncula-Carangola foi fechado em 1977,
e em 1979, fechou-se a linha entre Cisneiros e Porciúncula. O pequeno
trecho Recreio-Cisneiros nunca foi oficialmente suprimido. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Santa Luzia foi inaugurada em 1887, quando a cidade já era município.
Mais tarde (quando?), a cidade e a estação tomaram o nome do rio
que corta a cidade, Carangola. A primeira estação
funcionou até 1938, também tendo nela o armazém
de cargas, quando foi substituída pela atual estação
de passageiros.
Em 23/07/1975, a RFFSA fechou a linha entre Carangola e Manhuaçu.
Esta passou a ser ponta de linha, até 17/11/1977, quando o
trecho até Porciúncula também foi suprimido,
fechando de vez a estação. Os trens de passageiros pararam
também nessa data.
Em 1976, esses trens, que saíam de Recreio todos os
dias às 6 da manhã, chegavam a Carangola às
12:39, retornando às 14 horas para Recreio.
Na verdade, existiram duas estações, a de passageiros
e a de cargas. Em 2008, quando lá estive, a primeira hoje servia
de estação rodoviária. A segunda estava de pé,
mas não soube seu uso na época. O pátio ferroviário,
já sem trilhos, era longo e ainda tinha diversos armazéns
da ferrovia ou mesmo particulares que ficavam à beira dos trilhos.
Como a ex-estação já era agora a rodoviária da cidade e ficava
praticamente junto ao centro, o ônibus entrava na cidade passando
por diversas ruas e depois de parar na estação, em frente
à sua fachada, prosseguia para sair da mesma por uma rua que
por um longo trecho margeava esses armazéns, o que dava a entender
que esta rua era o antigo leito da Leopoldina.
ACIMA: Vista geral do relevo a oeste da divisa
do município de Carangola, na direção da rodovia
Rio-Bahia. O topo da superfície ondulada está na cota
dos 870-900 metros. À esquerda, a linha do Manhuaçu,
cruzada por uma rodovia não asfaltada (Fotografia da Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, volume VII, IBGE, 1960).
ACIMA: Mapa
dos anos 1950 mostra a linha passando pelo extremo sudeste do município
de Carangola, onde fica a sede (mapa parcial) (IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960).
ACIMA: A antiga estação de Carangola--cargas tornou-se já há algum tempo um centro de
atesanado (Foto Julio Alves em 2021(Foto: Julio Alves).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Marcos Farias; Ronald Colombini; Wanderley Duck; Flávio Moreira;
http://carangolandomg.blogspot.com; Revista Ferroviária, 2000;
IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol.
VII, 1960;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80)
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A estação original, em 1887. Foto cedida por Wanderley
Duck |
A estação de passageiros antiga, em 1924. Foto
cedida por Wanderley Duck |
A estação de passageiros antiga, em 1929. Foto
cedida por Wanderley Duck |
A estação de passageiros antiga, em 1930. Foto
cedida por Wanderley Duck |
A estação de Carangola-passageiros, a nova, então
ainda ativa e com trilhos, em 1943. Foto cedida por Wanderley
Duck |
A fachada da estação nos anos 1940. Autor desconhecido |
A estação de Carangola-cargas, desativada, em
2001. Foto cedida por Wanderley Duck |
A antiga estação de cargas em 12/2005, hoje centro
de artesanato. Foto Marcos Farias |
A estação "nova" de Carangola, hoje
estação rodoviária. Foto de 07/01/2006,
tirada por Marcos Farias |
A estação "nova" de Carangola, hoje
estação rodoviária. Foto de 07/01/2006,
tirada por Marcos Farias |
A estação "nova" de Carangola, hoje
estação rodoviária. Foto de 07/01/2006,
tirada por Marcos Farias |
A estação "nova" de Carangola, hoje
estação rodoviária. Foto de 07/01/2006,
tirada por Marcos Farias |
A estação como rodoviaria em 9/1/2021. Foto Julio Alves
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A estação como rodoviaria em 9/1/2021. Foto Julio Alves |
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Atualização:
20.11.2022
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