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E. F. Central do
Brasil (1914-1969) |
PAIVA
Município de Paiva, MG |
Ramal de Mercês - km 360,846
(1928) |
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MG-1254 |
Altitude: 566 m |
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Inauguração: 06.09.1914 |
Uso atual: agência dos correios (2009) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1916 |
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HISTÓRICO DA LINHA:
O ramal de Mercês foi aberto por volta de 1900 pela E. F. do
Rio Doce, ligando a estação de Palmyra (Santos Dumont)
a Oliveira Fortes, e prolongado em 1914 quando alcançou a cidade
de Mercês. Originalmente, era a E. F. João Gomes ao Rio
Doce, adquirida pela Central em outubro de 1910. Inicialmente seu
nome foi Ramal de Piranga, pois pretendia chegar até essa cidade,
ligando o ramal ao ramal da Ponte Nova, cuja linha distava pouco mais
de 40 km de Mercês. Tal nunca foi feito e o nome do ramal passou
a ser o da sua cidade final. Foi suprimido em 28/02/1969. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Paiva foi aberta em 1914 em terras da fazenda Santa Rosa,
de João Ferreira de Paiva, apelidado João
Menino.
"Com o avanço da linha férrea que ligaria Santos Dumont a
Mercês movimentou-se João Ferreira de Paiva no sentido de conseguir
a modificação do traçado inicial fazendo com que a via passasse pelo
arraial então em franco desenvolvimento. Com empenho político através
de seu particular amigo o senador Bias Fortes pai, conseguiu seu intento.
Ao inaugurar-se a nova estação Paulo de Frontin que viera para as
solenidades sugeriu que o nome fosse trocado de Santa Rosa para o
de Paiva em homenagem ao fundador do povoado. Assim explica-se a fundação
do núcleo inicial e a origem do topônimo" (IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. XXVI, 1959).
O ramal foi suprimido em 1969, e com isso a estação
foi fechada.
Em outubro de 2009, bem conservada, servia como agência de correios.
"A estação está bem cuidada e fica no centro da pacata cidade.
Em frente à estação fica uma bela praça arborizada que tem um pequeno
lago com chafariz e muitos peixes. Próximo dali fica a Matriz de São
Sebastião padroeiro da localidade e santo de devoção do fundador.
O que destoa do conjunto arquitetônico é que ao lado da estação foi
construída uma quadra poliesportiva. A quadra ficou tão próxima que
a sua parede está junto à rampa da plataforma. Vista do alto a cobertura
metálica encobre parte do antigo prédio e com isso a visão da estação
não é completa ao se admirar o panorama a partir do morro do cemitério.
Ao lado, uma caixa d`água metálica com estrutura toda feita com trilhos,
apresenta uma desbotada pintura que lembra as cores do arco-íris.
Era aí que as locomotivas a vapor abasteciam o tender com água antes
de enfrentar a subida íngreme até Oliveira Fortes. Neste pequeno trecho
de pouco mais de 10 km a ferrovia saía da cota 566 e ia serpenteando
as montanhas até atingir a altitude de 826 metros em Oliveira Fortes.
Esta subida de 260 metros em tão curto trecho equivale a uma rampa
média de 2,4%. Apesar de ser um trecho penoso para a construção e
operação da ferrovia, para o passageiro deveria ser o melhor da região,
pois enquanto a composição subia lentamente a Serra da Mantiqueira,
tinha-se a oportunidade de vislumbrar um conjunto de montanhas de
excepcional beleza" (Jorge A. Ferreira, 11/2009).
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1922
AO LADO: Roubo em Paiva (O Estado
de S. Paulo, 16/7/1922). |
ACIMA:
A estação de Paiva nos anos 1960 (Acervo Jair Toledo
de Paiva).
ACIMA: 2009 - Na estação bem conservada
de Paiva, o dístico mostra a data de construção
do prédio (1916) (Foto Jorge A. Ferreira em 24/10/2009).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros - sempre trens mistos - pararam nesta estação
de 1914 a 1969. Ao lado, um destes trens está próximo
à cidade de Oliveira Fortes, em 1967. Clique sobre a
foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em fevereiro de 1963 (Guias Levi). |
(Fontes: Jorge A. Ferreira; Jair Toledo
de Paiva; Carlos Latuff; Gutierrez Coelho, 2005; Max Vasconcellos:
Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. XXVI, 1959; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960) |
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Estação de Paiva, hoje correio (2002). Foto Jorge
A. Ferreira |
Estação de Paiva, hoje correio (2002). Foto Jorge
A. Ferreira |
Estação de Paiva, hoje correio (2002). Foto Jorge
A. Ferreira |
A estação em 12/2005. Foto Gutierrez L. Coelho |
A estação em 12/2005. Foto Gutierrez L. Coelho |
A estação em 12/2005. Foto Gutierrez L. Coelho |
A estação em 24/10/2009. Foto Jorge A. Ferreira |
A estação em 2016. Foto Julio Alves |
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Atualização:
05.04.2021
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