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E. F. Central do
Brasil (1939 -1975)
RFFSA (1975-1996) |
COSTA
LACERDA
Município de Santa Bárbara,
MG |
Ramal de Nova Era - km 669,503 (1960) |
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MG-4430 |
Altitude: 684 m |
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Inauguração: 08.11.1939 |
Uso atual: nenhum |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
São José da Lagoa foi construído por uma tal Companhia Estrada de
Ferro Espirito Santo a Minas, que em 1908 se chamava "Estrada de Ferro
Sabará a Santa Bárbara". A Central não menciona a encampação em seus
relatórios, fato ocorrido algum tempo depois, quando o ramal passou
a ser chamado de Ramal de Santa Bárbara e depois de Ramal de Nova
Era, seu ponto final mas também ponto de ligação com a E. F. Vitória
a Minas, a partir de 1936. A EFVM começou a circular no ramal já nos
anos 40, surgindo daí as intrigas entre as duas empresas quanto à
questão dos limites de operação de cada uma. Nos anos 1980 a CVRD,
dona da EFVM, iniciou planos para construir uma linha inteiramente
nova entre Costa Lacerda e Sabará. Em 1982 iniciaram-se as obras de
construção da primeira etapa desta variante, que, em 1988, foi inaugurada,
fazendo o trecho de Sabará a Henrique Fleiuss da antiga Central ser
totalmente erradicado pela RFFSA. No início dos anos 1990, a CVRD
iniciou a segunda fase da construção da variante, entre o Pátio 6
(Henrique Fleiuss) e Costa Lacerda, aberta em 1996. O que assegurou
definitivamente a preservação da linha nesse segundo trecho foi a
iniciativa de preservá-lo para fins turísticos. MAIS
INFORMAÇÕES |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Costa Lacerda foi inaugurada pela Central do Brasil, em
1939. "A estação continua de pé e pertence à
Estrada de Ferro Vitória-Minas, tem um pátio de manobras amplo, mas
o prédio aparentemente não tem nenhum uso atual, de
acordo com funcionários da Companhia Vale do Rio Doce que trabalham
ali. A empresa ergueu outro prédio próximo, esse totalmente operacional.
Foi do alto deste que fiz as imagens a seguir. Em Costa Lacerda atualmente
não há embarque e desembarque de passageiros, o terminal funciona
apenas para cargas" (Carlos Latuff, 3/2010).
(Fontes: Carlos Latuff; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação em 3/2010. Foto Carlos Latuff |
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Atualização:
29.12.2013
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