|
|
E. F. Central do
Brasil (1935 -1975)
RFFSA (1975-1996) |
FLORÁLIA
Município de Santa Bárbara,
MG |
Ramal de Nova Era - km 680,858 (1960) |
|
MG-4431 |
Altitude: 645 m |
|
Inauguração: 20.03.1935 |
Uso atual: demolida |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal de
São José da Lagoa foi construído por uma tal Companhia Estrada de
Ferro Espirito Santo a Minas, que em 1908 se chamava "Estrada de Ferro
Sabará a Santa Bárbara". A Central não menciona a encampação em seus
relatórios, fato ocorrido algum tempo depois, quando o ramal passou
a ser chamado de Ramal de Santa Bárbara e depois de Ramal de Nova
Era, seu ponto final mas também ponto de ligação com a E. F. Vitória
a Minas, a partir de 1936. A EFVM começou a circular no ramal já nos
anos 40, surgindo daí as intrigas entre as duas empresas quanto à
questão dos limites de operação de cada uma. Nos anos 1980 a CVRD,
dona da EFVM, iniciou planos para construir uma linha inteiramente
nova entre Costa Lacerda e Sabará. Em 1982 iniciaram-se as obras de
construção da primeira etapa desta variante, que, em 1988, foi inaugurada,
fazendo o trecho de Sabará a Henrique Fleiuss da antiga Central ser
totalmente erradicado pela RFFSA. No início dos anos 1990, a CVRD
iniciou a segunda fase da construção da variante, entre o Pátio 6
(Henrique Fleiuss) e Costa Lacerda, aberta em 1996. O que assegurou
definitivamente a preservação da linha nesse segundo trecho foi a
iniciativa de preservá-lo para fins turísticos. MAIS
INFORMAÇÕES |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Florália foi inaugurada pela Central do Brasil, em
1935. O prédio já foi demolido.
ACIMA: Mapa de 1948 mostrando a linha na região
de Floralia. A estação aparece à direita, a cerca
de 1,5 da cidade no mapa. PARA VER UMA AREA MAIOR CLIQUE SOBRE O MAPA
(Arquivo Publico Mineiro).
|
AO LADO: Inauguração da estação
de Floralia em 1935 descreve a estação e seu
pátio (Jornal do Brasil. 4/3/1935).
|
(Fontes: Marcos Leg; Carlos Latuff; Guia Geral das
Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
|
|
|
A estação de Florália, possivelmente anos
1950. Acervo Marcos Leg |
A estação demolida: somente as fundações,
em 27/2/2010. Foto Carlos Latuff |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
29.12.2013
|
|