|
|
E. F. Central do
Brasil (1912-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SANTA
BÁRBARA
Município de Santa Bárbara,
MG |
Ramal de Nova Era - km 658,736
(1960) |
|
MG-0139 |
Altitude: 721 m |
|
Inauguração: 01.08.1912 |
Uso atual: restaurada (2022) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O
ramal de São José da Lagoa foi construído por uma tal Companhia Estrada
de Ferro Espirito Santo a Minas, que em 1908 se chamava "Estrada de
Ferro Sabará a Santa Bárbara". A Central não menciona a encampação
em seus relatórios, fato ocorrido algum tempo depois, quando o ramal
passou a ser chamado de Ramal de Santa Bárbara e depois de Ramal de
Nova Era, seu ponto final mas também ponto de ligação com a E. F.
Vitória a Minas, a partir de 1936. A EFVM começou a circular no ramal
já nos anos 40, surgindo daí as intrigas entre as duas empresas quanto
à questão dos limites de operação de cada uma. Nos anos 1980 a CVRD,
dona da EFVM, iniciou planos para construir uma linha inteiramente
nova entre Costa Lacerda e Sabará. Em 1982 iniciaram-se as obras de
construção da primeira etapa desta variante, que, em 1988, foi inaugurada,
fazendo o trecho de Sabará a Henrique Fleiuss da antiga Central ser
totalmente erradicado pela RFFSA. No início dos anos 1990, a CVRD
iniciou a segunda fase da construção da variante, entre o Pátio 6
(Henrique Fleiuss) e Costa Lacerda, aberta em 1996. O que assegurou
definitivamente a preservação da linha nesse segundo trecho foi a
iniciativa de preservá-lo para fins turísticos. MAIS
INFORMAÇÕES |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Santa Barbara foi inaugurada já pela Central do Brasil,
em 1912.
"Construção elegante, está situada na
parte baixa da cidade que lhe deu o nome (...) a estação
serve ao Nucleo Colonial Brucutu" (Max Vasconcellos, 1928).
Até meados dos anos 1930, foi a ponta de linha do ramal, que
então foi prolongado até Nova Era, encontrando-se
com a E. F. Vitória a Minas.
A estação, que, como pode ser visto nas fotos abaixo,
perdeu sua torre e está fora da linha da CVRD desde 1997, com
a construção da variante de Costa Lacerda. A
linha original, no entanto, ainda está ali nesse trecho.
A abertura ao tráfego em 1996 da variante fez com que a linha
velha entre Henrique Fleiuss e Costa Lacerda fosse gradualmente
abandonada pela Vale.
O trem de passageiros continuou a circular pela linha de Santa
Barbara até 1997, quando fez sua última viagem.
Mas alguns cargueiros ainda continuaram a circular, principalmente
os de pequeno porte que faziam manobras com vagões entre Costa
Lacerda e os pátios da variante nova.
Em 1998, um problema estrutural na ponte sobre a represa do Peti,
em Santa Bárbara, fez com que o tráfego voltasse
temporariamente à linha velha, mas o que assegurou definitivamente
a preservação da linha nesse trecho foi a iniciativa
de preservá-lo para fins turísticos, quando se criou
o projeto Trem do Ouro - mais tarde transferido a outras regiões
por influência política. Isto assegurou a linha no trecho
da serra de Barão de Cocais até Costa Lacerda.
A estação encontrava-se no final de 2008 em restauração.
O prédio, que havia sido modificado principalmente em sua parte
superior, com a perda das torres e a colocação de um
novo telhado, estava sendo restaurado de forma a voltar a ser o que
era em 1957.
Em 2022, estava restaurada totalmente, pelo menos por fora.
1917
AO LADO: Só um trem misto para o ramal em 1917
(O Estado de S. Paulo, 7/9/1917).
|
|
|
1924
AO LADO: Excursão à estação
de Santa Barbara - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER O TEXTO
INTEIRO (O Estado de S. Paulo, 1/3/1924).
|
1925
AO LADO: Queda de barreira próximo à estação
(O Estado de S. Paulo, 25/3/1925).
|
|
|
1939
AO LADO: Choque de trens na estação de Santa
Barbara em 1939 (O Estado de S. Paulo, 21/6/1939).
|
ACIMA: Mapa de 1948 mostrando a linha na
região de Santa Barbara. A estação e a cidade
aparecem à esquerda no mapa. PARA VER UMA AREA MAIOR CLIQUE
SOBRE O MAPA (Arquivo Publico Mineiro).
ACIMA: Mapa da linha no município
de Santa Barbara, em 1922, mostrando ainda desenhos da estação
e da ponte na época. Notar que a estação ainda
tinha suas torres (Acervo Ralph Mennucci Giesbrecht).
ACIMA: Trem
da Central na plataforma da estação de Santa Bárbara,
em 1953 (Acervo CVRD).
ACIMA: A estação já restaurada em 2022 (Cessão: Tulio Moraes Franca em 10/3/2022).
(Fontes:
Carlos Latuff; Pedro Paulo Rezende; José Emilio Buzelin; Wanderley
Duck; Denio Cassini; Acervo CVRD; O Estado de S. Paulo, 1917, 1924,
1925 e 1939; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação,
1928; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
, vol. xxvii, 1959. p. 118) |
|
|
|
A estação de Santa Barbara em 1953. Na foto, sr.
Mussolini Cassino, o primeiro de uniforme da esquerda para a
direita. Acervo Denio Cassini |
A estação em 1956. Foto da Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. XXVII, 1959, p. 118 |
A estação de Santa Barbara, já sem suas
torres, em 12/1996. Foto José Emilio Buzelin |
Estação de Santa Barbara, em 2005. Acervo Wanderley
Duck |
Estação de Santa Barbara, em 2005. Acervo Wanderley
Duck |
A estação em obras de restauração,
em 6/12/2008. Foto Pedro Paulo Resende |
Plataformas de embarque na estação de Santa Barbara
em 27/2/2010. Foto Carlos Latuff |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
25.11.2022
|
|