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E. F. Central do
Brasil (1926-1964)
E. F. Leopoldina (1964-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CÔNEGO
LUIZ VIEIRA
(antiga ITÁ e BARRO BRANCO)
Município de Barra Longa, MG |
Ramal de Ponte Nova - km 627,050 (1928) |
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MG-0813 |
Altitude: 615 m |
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Inauguração: 28.08.1926 |
Uso atual: abandonada e em ruínas (2015) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Ponte Nova foi construído em 1887 e 1888 para, da estação
de Burnier, se atingir Ouro Preto, então capital da Província,
de forma que ela se ligasse com o Rio de Janeiro por via férrea.
Somente mais tarde, entre 1914 e 1926, é que foi construído
o trecho que chegaria até Ponte Nova. Por uma resolução
da RFFSA, RI-51 de 2/6/1964, o ramal passou a ser operado pela Leopoldina.
Até 1980 ainda havia trens mistos percorrendo o ramal. Atualmente
o ramal da Ponte Nova está desativado, tanto para passageiros
como para cargas. Seus trilhos foram praticamente todos arrancados. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Itá foi inaugurada em 1926.
Nos anos 1940 seu nome foi alterado para Barro Branco e mais tarde
para o atual, Cônego Luiz Vieira.
Pelo menos até 1980 ainda havia movimentação
de passageiros que podiam se utilizar dos trens mistos.
Lamentavelmente em 2015 estava abandonada e destruída. A estação
é de madeira, como era a de Felipe dos Santos, já
demolida. O local aqui se chama Barro Branco; Trilhos semi-enterrados
denotavam a existência de um pátio, com os desvios. Esta era a penúltima
estação antes de Ponte Nova. Sobre o local, trata-se de um
povoado denominado Barro Branco, distante 4 km da rodovia MG-262,
e pertencente à localidade de Barra Longa. Itá,
o nome original, ninguém hoje conhece. Não há muito do que
se lembrar no povoado, de que um dia o trem passou por alí, exceto
por um armazém de características antigas (tipo aquelas vendas de
interior) e que ainda segue em funcionamento. Se existiram casas de
vila ferroviária, já foram todas completamente modificadas. Quanto
à estação, seguia em completo abandono e bastante depredada.
ACIMA: Mapa
dos anos 1950 mostra a linha passando pelo extremo sul do município
de Barra Longa, com as três estações: Crasto,
Felipe dos Santos e Cônego Luiz Vieira, no mapa como Barro Branco
(mapa parcial) (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
vol. VII, 1960).
ACIMA: O mapa da linha mostrando a estação
em 1976 (IBGE).
(Fontes: Gutierrez L. Coelho; Fabio Libanio; IBGE:
Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960;
IBGE, 1976; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação,
1928; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação em 06/2004. Foto Gutierrez L. Coelho
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A estação em 06/2004. Foto Gutierrez L. Coelho
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A ex-estação em 1/2015. Foto Fabio Libanio |
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Atualização:
09.05.2019
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