|
|
E. F. Central do
Brasil (1926-1964)
E. F. Leopoldina (1964-1975)
RFFSA (1975-1996) |
RIBEIRÃO
(antiga KM 631)
Município de Ponte Nova, MG |
Ramal de Ponte Nova - km 630,711 (1928) |
|
MG-0814 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 28.08.1926 |
Uso atual: desconhecido |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Ponte Nova foi construído em 1887 e 1888 para, da estação
de Burnier, se atingir Ouro Preto, então capital da Província,
de forma que ela se ligasse com o Rio de Janeiro por via férrea.
Somente mais tarde, entre 1914 e 1926, é que foi construído
o trecho que chegaria até Ponte Nova. Por uma resolução
da RFFSA, RI-51 de 2/6/1964, o ramal passou a ser operado pela Leopoldina.
Até 1980 ainda havia trens mistos percorrendo o ramal. Atualmente
o ramal da Ponte Nova está desativado, tanto para passageiros
como para cargas. Seus trilhos foram praticamente todos arrancados. |
|
A ESTAÇÃO: A parada de Ribeirão
foi inaugurada em 1926. Tinha o nome por que estava junto a um ribeirão,
de nome Mata-Cães. que, aliás, a linha cruzava
três vezes.
Parece ter sido apenas uma plataforma coberta. Difícil de localizá-la
hoje nos campos das fazendas, sem trilhos.
Sua quilometragem original era 639, embora mais tarde ela fosse conhecida
como "km 631", provavelmente por alguma mudança
de quilometragem devido a retificação de linhas (Informações
de Gutierrez L. Coelho, 06/2004). Não há fotos da parada. |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
06.06.2023
|
|