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E. F. Central do
Brasil (1894-1975)
RFFSA (1975-1996) |
VESPASIANO
Município de Santa Luzia, MG (1894-1953);
Município de Vespasiano, MG (1953-) |
Linha do Centro - km 627,292 (1928) |
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MG-0522 |
Altitude: 680 m |
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Inauguração: 06.11.1894 |
Uso atual: Alojamento permanente (2021) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1935 |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Vespasiano foi inaugurada em 1894 na localidade então
denominada Arraial do Capão e o nome da estação
foi dado em homenagem ao General Vespasiano Gonçalves
de Albuquerque, na época administrador da E. F. Central
do Brasil.
Por ali passava linha de bitola mista (métrica
e larga, 1,60m).
Em 1985, a RFFSA informava no boletim "Conheça a sua
ferrovia" que nesta estação se executava o
carregamento de cimento para o cliente SOEICOM, na media mensal de
18.000 toneladas para a bitola métrica e 20.000 para a bitola
larga.
A estação desativada foi ainda utilizada como dormitório
para o pessoal da via permanente da FCA.
Depois sofreu reformas e em maio de 2007 foi reaberta, com o término das obras
da trincheira, vista na foto mais abaixo.
"Em Nova Granja fechou
apenas a estação. Era o mais certo. Lá não havia apoio para o pessoal.
Era longe de tudo. A maioria do pessoal mora em Vespasiano. Para assumir
e deixar o serviço era preciso condução da ferrovia. Mas o que fez
a FCA reabrir Vespasiano foi mesmo o movimento aqui na cidade. A fábrica
da Soicom recebe dois trens de escória da MRS por dia, mais um de
carvão e outro de escoria da FCA. Tem os tanques de LAB da BONI GATX,
etc. Nova Granja só tem calcário proveniente dos carregamentos da
Itaú e Ical. Agora ficou melhor para o pessoal, porque antes eles
estavam sediados lá e passavam o dia todo aqui, manobrando. Agora
só vão a Nova Granja quando é preciso levar e buscar vagões na Itaú.
Na Ical eles manobram com pá carregadeira. Na formação do trem ao
final do dia, usa-se a locomotiva do próprio trem, ou seja, uma Dash
ou DDM. Mas o manobrador daqui vai lá ajudar. A estação de Vespasiano
dispõe de alojamento grande, já que é sede da via permanente. Com
a inauguração da trincheira, o pátio ficou cercado. É mais seguro.
Em Nova Granja é tudo aberto e o pessoal ficava meio com medo. Ano
passado mataram um rapaz defronte da estação, na madrugada. A reabertura
de Vespasiano não atrapalha em nada o trânsito ou rotina, visto que
as manobras aqui realizadas são as mesmas de antes. Apenas o pessoal
é que veio para cá. É bom ver o prédio aberto novamente. Ficou uma
beleza" (Pedro Paulo Resende, 2007).
Em 2008 o prédio foi repintado: "Infelizmente
fizeram um serviço 'porco' e apagaram as inscrições de km e altitude
nas paredes. O pessoal da estação me informou que a FCA pretende fechar
novamente a estação. Para economizar dinheiro com pessoal, agora quem
vai fazer a manobra é o próprio maquinista e mais um ajudante de pátio"
(Pedro Paulo Resende, 25/12/2008).
Em 2021 servia como alojamento permanente.
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1935
AO LADO: Abertura de novo prédio para a estação (O Estado de S. Paulo, 24/8/1935). |
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1935
AO LADO: Acidente em Vespasiano (O Estado de S. Paulo, 12/10/1935). |
ACIMA: Estação de Vespasiano, pátio em obras, provavelmente anos 1950 (Foto: IBGE/Tibor Jablonski).
ACIMA: Foto da nova trincheira sob a estação de
Vespasiano. Notem que ela passa extamente
entre a estação e o armazém. Nova Granja foi fechada e todo o movimento
veio para esta estação em maio de 2007. No armazém
está hoje escrito: "alojamento da via permanente"
(Foto Pedro Paulo Resende, 05/2007).
ACIMA: Composição de socorro (GT-26 2985, o guindaste
Takraf e três boxes do socorro) da FCA estacionada no pátio
da estação, para onde se dirigiu esta manhã a
fim de esperar pela operacao de retirada dos tres vagões acidentados
no km 628 que se dará no fim de semana ou feriado, pois será
menor o trafego de trens (Texto e foto Pedro Paulo Rezende, 23/12/2009).
(Fontes: Pedro Paulo Resende; Jonathan Sobral;
Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928;
RFFSA: Conheça a sua ferrovia - Treinamento, DECOM-BH, março
de 1985; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Vespasiano, em 2003. Foto Pedro Paulo
Resende |
A estação em 2004. Foto Pedro Paulo Resende |
A estação em 2004. Foto Pedro Paulo Resende |
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À esquerda, a estação está no
canto, à direita, com o trem em primeiro plano passando
pela linha principal, na "linha do Sertão",
enquanto ao fundo manobram diversas locomotivas no pátio
da estação. Foto Pedro Paulo Rezende em 02/2006 |
A estação em 25/12/2008. Foto Pedro Paulo Rezende |
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Atualização:
22.11.2022
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