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E. F. Central do
Brasil (1915-1975)
RFFSA (1975-1996) |
RIBEIRÃO
DA MATA
Município de Vespasiano, MG |
Linha do Centro - km 620,740 (1928) |
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MG-0515 |
Altitude: 681 m |
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Inauguração: 01.06.1915 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Ribeirão da Mata foi inaugurada em 1915.
Em foto
de 1987, dá para ver que era uma estação de madeira
(e pelo estilo, não era o prédio original), o que era
uma raridade nesse trecho.
Já em 1989, a estação
estava em péssimo estado de conservação e a RFFSA
afirmava que, abandonada e sem serventia nem como estação
nem como alojamento, deveria ser demolida para a construção
de um novo prédio. Parece que somente a primeira providência
foi tomada.
A linha foi retirada há anos por causa da construção
de uma variante que passa muito próxima.
Da estação
somente sobrou a caixa d'água, pois até a plataforma
foi demolida para a passagem da linha da variante.
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1933
AO LADO: Acidente próximo à estação
(O Estado de S. Paulo, 11/3/1933). |
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1935
AO LADO: Trem expresso tomba em Ribeirão da Mata
(O Estado de S. Paulo, 11/10/1935). |
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Antiga estação de Ribeirão da Mata, provavelmente
anos 1950. Acervo Pedro Paulo Resende |
Antiga estação de Ribeirão da Mata, provavelmente
anos 1950. Acervo Pedro Paulo Resende |
A estação em 1987. Foto Edernilton, de Nova Granja,
MG |
Apenas a caixa d'água sobrou, em 2003. Foto Pedro Paulo
Resende |
A linha da variante, em 2003, passando por onde era a estação
antiga. Foto Pedro Paulo Resende |
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Atualização:
03.08.2018
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