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E. F. Central do
Brasil (1893-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SANTA
LUZIA
Município de Santa Luzia, MG |
Linha do Centro - km 610,381 (1928) |
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MG-0526 |
Altitude: 680 m |
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Inauguração: 06.04.1893 |
Uso atual: em bom estado (2015) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1893? |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Santa Luzia foi inaugurada em 1893, com o nome de Rio
das Velhas, curso dágua que corre bem em frente da mesma.
Notícias de jornal da época fazem crer que ela pode ter sido aberta antes, em janeiro de 1889 (ver caixas de 1889 abaixo).
O local fora elevado a cidade com o nome de Santa Luzia do Rio da Velhas em 14 de maio de 1858 pela Lei 860.
A partir de 1924 passou a se chamar simplesmente Santa Luzia.
Em 2003 a estação, já desativada para trens de passageiros havia muitos anos, abrigava um centro cultural e o armazém,
uma oficina de artes e artesanato.
Em junho de 2012, um incêndio destruiu parte da estação
e fez ceder o telhado. Em 2015, a estação estava em bom estado outra vez, sem uso conhecido.
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1894
AO LADO: A estação será inaugurada com o nome de Rio das Velhas no dia 22 de.janeiro - há erro no tempo do verbo, no texto do jornal. O número 18 mostra que a nboiticia foi dada nesse dia. A estação de Itabira (Itabira do Campo) é a que depois se chamou Itabirito (O Estado de S. Paulo,
19/1/1894). |
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1894
AO LADO: A estação será inaugurada com o nome de Rio das Velhas no dia 22 de janeiro. O número 22 significa que a notícia foi dada nesse dia (O Estado de S. Paulo,
23/1/1894). |
ACIMA: Estação de Santa Luzia em 1908 e ainda com o nome de Rio das Velhas (Central do Brasil).
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1920
AO LADO: Santa Luzia quer um trem de suburbio (O Estado de S. Paulo,
26/3/1920). |
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1927
AO LADO: Incendio no armazém (O Estado de S. Paulo,
26/3/1927).
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1935
AO LADO: Desastre na estação (O Estado de S. Paulo,
24/2/1935). |
ACIMA:
Desvios para gado no pátio da estação de Santa
Luzia nos anos 1950 (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol XXVII, 1959, p. 133).
ACIMA: Antiga casa do agente
da estação em Santa Luzia, em 2003. Já
não estava muito bem das pernas, como estará hoje? (Foto
Gutierrez L. Coelho).
(Fontes: Pedro Paulo Resende; Gilser; Gutierrez
L. Coelho; IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros,
vol XVII, 1959; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação,
1928; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi,
1932-79) |
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A estação de Santa Luzia em 2003. Foto Pedro Paulo
Resende |
A estação de Santa Luzia em 2003. Foto Pedro Paulo
Resende |
A estação de Santa Luzia em 2003. Foto Pedro Paulo
Resende |
A estação de Santa Luzia em 2003. Foto Pedro Paulo
Resende |
A estação em 2003. Foto Gutierrez L. Coelho |
A estação em abril de 2010. Foto Gilser |
A estação em 2/11/2015. Foto Fernando Marietan |
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Atualização:
22.11.2022
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