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Indice de estações
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Cabangu
Rocha Dias
João Ayres
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Linha do Centro - 1931
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Central do
Brasil (1896-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ROCHA
DIAS
Município de Barbacena, MG |
Linha do Centro - km 344,441 (1928) |
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MG-0182 |
Altitude: 990 m |
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Inauguração: 11.09.1896 |
Uso atual: demolida nos anos 1990 |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Rocha Dias foi aberta em 1896. Seu nome homenageava o engenheiro
Luiz da Rocha Dias, ajudante de primeira classe da Terceira
Divisão da E. F. D. Pedro II em 1872.
Em 1928 (e ainda hoje), havia cinco túneis entre Rocha Dias
e a estação seguinte, João Ayres, numa
extensão de 5 km - os túneis de número 26 a 30.
O primeiro deles (26) ficava 1 km à frente da estação.
A estação já foi demolida. O pátio parece
ter sido aumentado em termos de extensão do (hoje) único
desvio existente. Deste sobrou a caixa d´água, hoje inútil.
"Em julho de 2017 fui em busca de vestígios da estação. Encontrei
a plataforma e os vestígios das bases de construções anexas, do que
parece ser uma casa de agente e pilares uma caixa d´água. O mato cobre
praticamente tudo ali. A estação ficava do lado oposto ao barranco,
ou seja, na beira de um abismo de um aterro alto. A casa do agente
era sustentada por pilotis de tijolo maciço. Um morador antigo do
local me contou que a estação era de madeira e foi demolida pouco
antes da MRS assumir o trecho. O tio dele foi agente ali e em João
Aires" (Pedro Rezende,
25/7/2017).
1925
AO LADO: Acidente próximo à estação
de Rocha Dias (O Estado de S. Paulo, 22/2/1925).
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1931
AO LADO: Outro acidente próximo à estação
de Rocha Dias (O Estado de S. Paulo, 30/5/1931).
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1933
AO LADO: Mais um acidente próximo à estação
de Rocha Dias (O Estado de S. Paulo, 14/6/1933). |
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1939
AO LADO: Acidente no túnel 25, próximo à
estação de Rocha Dias causa atraso (O Estado
de S. Paulo, 8/2/1938).
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1939
AO LADO: Acidente próximo à estação
de Rocha Dias (que não fica em Juiz de Fora, mas em
Barbacena) com feridos (O Estado de S. Paulo, 27/5/1939).
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ACIMA: Foto tomada do pátio de Rochas
Dias a partir do topo do túnel 26. ABAIXO: Túnel
26 e a caisa d'água do pátio, construção
de pedras e ferro fundido (Fotos Diter Oliveira e Michael da Silva,
em 12/2009).
(Fontes: Pedro Rezende; Diter Oliveira; Michael
da Silva; O Estado de S. Paulo, 1938 e 1939; Max Vasconcellos: Vias
Brasileiras de Communicação, 1928) |
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Plataforma da estação de Rocha Dias. Foto Pedro
Rezende em 22/7/2017 |
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Atualização:
12.05.2018
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