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E. F. Central do
Brasil (1921-1975)
RFFSA (1975-1996) |
JOAQUIM
FELÍCIO
(antiga TABUM e EMBAIAÇAIA)
Município de ,
MG
Município de Joaquim Felício,
MG |
Linha do Centro - km 945,425 (1928) |
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MG-3456 |
Altitude: 640 m |
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Inauguração: 19.04.1921 |
Uso atual: restaurada (2020) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Tabum (Tabua?) foi inaugurada em 1921, próxima à
"garganta do Cruzeiro". Pouco depois tomou outro nome,
Embaiaçaia, córrego próximo. Em maio de
1923, já tinha o nome atual, Joaquim Felício.
A bela estação, de uma arquitetura singela, estava
abandonada em 2008 e em ruínas, junto a um pequeno povoado, fora da área urbana do município que lhe dá o nome. Em 2020 estava já restaurada e em bom aspecto externo, pelo menos.
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1921
AO LADO: Previsão de abertura da da estação (O Estado de
S. Paulo, 25/2/1921). |
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1921
AO LADO: Notícia da inauguração
da estação. Acabou sendo ibuaurada quase um
mês depois do previsto (Correio Paulistano, 6/3/1921)
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1923
AO LADO: Mudança de nome para
o atual (O Estado de S. Paulo, 30/5/1923)
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ACIMA: É, realmente, antigamente se
sabia construir estações. Mesmo quase cem anos depois,
o prédio abandonado ainda é belo (Foto Gutierrez L.
Coelho, 20 de outubro de 2008).
(Fontes:
Décio Marques; Gutierrez L. Coelho; O Estado de S. Paulo,
1923; Correio Paulistano, 1921; Max Vasconcellos, Vias Brasileiras
de Comunicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 12/2003. Foto Décio Marques |
Bela estação. Foto Gutierrez L. Coelho, em 20/10/2008 |
A estação. Foto Gutierrez L. Coelho, em 20/10/2008
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A estação restaurada em 2020. Foto José de Almeida |
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Atualização:
13.11.2022
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