|
|
E. F. Central do
Brasil (1921-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CATONI
Município de Buenópolis, MG |
Linha do Centro - km 961,816 (1928) |
|
MG-3457 |
Altitude: 603 m |
|
Inauguração: 19.04.1921 |
Uso atual: demolida em 1996 |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1940 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Catoni foi inaugurada em 1921, com o nome de uma família
tradicional (Cattoni) oriunda do local.
Em 1928, servia às povoações de Caiçara
e Gameleira, além da de Curral Novo, pouco mais
afastada.
Em 1932, a estação foi fechada por motivo de economia (ver caixa abaixo). Não sei se foi reaberta depois.
Pelo visto, foi reaberta em 1940 com novo prédio (no mesmo local?) - vide caixa abaixo.
Em 1960, de acordo com o Guia Geral, a estação não
recebia nem expedia despachos de qualquer natureza.
A estação foi demolida em 1996, mas o pátio foi
reaberto em 2006 para cruzamentos.
"Saindo da rodovia à esquerda e descendo uns 5 km no
sentido do nada, num cerrado sem fim, chegamos a umas poucas casas
e uma placa da fazenda Catoni. Aí, tive certeza da existência
desse local. Uns 50 metros à frente, dei de cara com a grande
plataforma de Catoni e a locomotiva 6124 da FCA" (Décio
Marques, 09/2006).
|
1921
AO LADO: Previsão de abertura da da estação (O Estado de
S. Paulo, 25/2/1921). |
|
1925
AO LADO: Acidente na estação (O Estado de
S. Paulo, 11/1/1925).
|
|
1932
AO LADO: Fechamento da estação (O Estado de
S. Paulo, 3/5/1932). |
|
1940
AO LADO: Abertura da nova estação (O Estado de
S. Paulo, 30/5/1940). |
(Fontes: Jonathan Sobral; Décio
Marques; O Estado de S. Paulo, 1925; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras
de Comunicação, 1928; Guia Geral de Estradas de Ferro
do Brasil, 1960) |
|
|
|
O trem passa pela plataforma de Catoni, tudo o que sobrou da
antiga estação, em 12/2003. Foto Décio
Marques |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
03.10.2018
|
|