|
|
E. F. Central do
Brasil (1914-1975)
RFFSA (1975-1996) |
BUENÓPOLIS
Município de Diamantina, MG (1914-1938)
Município de Buenópolis, MG (1938-) |
Linha do Centro - km 929,276 (1928) |
|
MG-3455 |
Altitude: 576 m |
|
Inauguração: 04.09.1914 |
Uso atual: Estação da FCA (2014) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1926 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Buenópolis, "cidade de Bueno, Coronel Júlio
Bueno Brandão, ex-Presidente do Estado de Minas e atual senador
federal", segundo Max Vasconcellos,
foi inaugurada em 1914, no município de Diamantina. Antes disso, o local se chamava Riachão.
Segundo Jonathan Sobral, a estação é enorme, e já houve um
acidente em 1992, onde um caminhão desceu o morro direto e entrou
no meio do prédio, sendo que 14 pessoas morreram. Em 2014 ela
era uma estação operacional da FCA.
"Felizmente um conjunto da ex-EFCB ainda de
pé e conservado - pena que a FCA tenha recuperado
o prédio da estação e lhe tirado as inscrições originais"
(Gutierrez L. Coelho, outubro de 2008). "Meu pai é
de Buenópolis e estávamos olhando as fotos e a história. Onde você
faz a pergunta se é um chafariz, não era. Servia para lavar as mãos
e beber água. O chafariz (que não existe mais) ficava ao lado da caixa
d'agua. O local para os animais e cavaleiros beberem água na área
de embarque e desembarque, chamado "rancho", onde fica a atual prefeitura.
Após a estação, em direção a Curumataí, havia um ramal de trilho que
dava no curral, onde ficavam os animais"
(Eduardo Carneiro, 2014).
1924
AO LADO: Crime na estação
(O Estado de S. Paulo, 9/9/1924)
|
|
1925
AO LADO: Choque de locomotivas
na estação (O Estado de S. Paulo, 16/5/1925)
|
|
1925
AO LADO:Descarrilamento na
estação (O Estado de S. Paulo, 17/11/1925)
|
|
ACIMA e ABAIXO: A estação nos
anos 1920 (Autor desconhecido).
ACIMA (alto): Escritório da
via permanente (VP) da antiga Central do Brasil; (alto, esquerda)
casas ferroviárias; (alto, direita), caixa d'água;
(em baixo) bebedouro para cavalos. Ou apenas um chafariz? Apenas,
na verdade, um local para lavar as mãos e beber água.
É a velha Buenópolis (Fotos Gutierrez L. Coelho).
|
1923
" dia 11 (de dezembro de 1923): partida de Belo Horizonte
e chegada a Buenopolis”. Na época, (Buenopolis) era a
última estação em cidade na linha do Centro da Central do
Brasil. Além dela, havia linha funcionando até a estação de
Jequetaí, hoje Granjas Reunidas, que era a ponta da linha.
Por que Guilherme desceu em Buenopolis, sessenta quilômetros
antes? Possivelmente porque ali seria possível negociar um
trem de lastro para seguir até além de Jequetaí. Foi o que
ocorreu: um engenheiro residente da construção da linha até
Montes Claros conseguiu um deles para Guilherme e sua comitiva
até Malhada do Meio, oitenta e cinco quilômetros à frente
(NATAL EM JURAMENTO - http:// blogdogiesbrecht.blogspot.com.br
/2012/12/natal-em-juramento-1923.html).
A BUENÓPOLIS QUE GUILHERME (MEU BISAVÔ) ENCONTROU
EM 1923: http://www.bcc.org.br/filme/detalhe
/036966
|
(Fontes:
Décio Marques; Eduardo Carneiro; Daniel Gentili;
Jonathan Sobral; Gutierrez L. Coelho; O Estado
de S. Paulo, 1924 e 1925; http:// blogdogiesbrecht.blogspot.com.br
/2012/12/natal-em-juramento-1923.html; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras
de Comunicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
|
|
|
|
A estação em 2006. Foto Jonathan Sobral |
A estação em 2006. Foto Jonathan Sobral |
A estação em 2006. Foto Jonathan Sobral |
A estação em 2006. Foto Jonathan Sobral |
Estação de Buenópolis em outubro de 2008.
Foto Gutierrez L. Cordeiro |
|
|
|
|
|
Atualização:
13.11.2022
|
|