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E. F. Central do
Brasil (1925-1975)
RFFSA (1975-1996) |
GRANJAS
REUNIDAS
Município de Bocaiúva, MG (veja
a fazenda) |
Linha do Centro - km 994,000 (1928) |
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MG-3460 |
Altitude: 650 m |
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Inauguração: 01.08.1925 |
Uso atual: desconhecido |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: provavelmente 1924/5 |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Granjas Reunidas foi inaugurada em 1925, para atender especialmente
ao estabelecimento Granjas Reunidas,
da família Dolabella.
Em 1928, havia um projeto de linha ligando esta estação
à E. F. Bahia-Minas, na estação de Arassuaí
(que na época ainda não existia).
"O maior volume de investimentos por meu pai realizados foi
no Norte de Minas, especificamente no Município de Bocaiúva. Neste
Município ele aplicou milhares e milhares de contos de réis. Entre
outras coisas construiu duas usinas de açúcar, uma enorme serraria,
destilaria de álcool e outros inúmeros empreendimentos na fazenda
denominada Granjas Reunidas, no Norte (...) Quatro anos após seu
falecimento em 1940, minha família vendeu por preço irrisório (por
motivos que não cabem neste artigo maiores explicações) a Cia. Agro-industrial
Dolabella Portella, através do Dr. Evaldo Lodi para as Indústrias
Reunidas Francisco Matarazzo, na época o maior grupo Industrial do
Brasil, evidentemente para o qual não faltavam dinheiro e crédito.
Entretanto, nos 25 anos de que o referido grupo foi proprietário da
enorme Fazenda Granjas Reunidas do Norte, jamais ocupou sequer 50%
dos 1500 Km2 de terras. (...) A partir de 1967, a fazenda foi desmembrada
e vendida a terceiros em diversas glebas" (Alfredo Dolabella
Filho, O Estado de Minas do Norte já na década de 1930,
15/02/2006).
Não sei o estado atual da estação.
1924
AO LADO: A estação
em construção (O Estado de S. Paulo, 15/11/1924).
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1927
AO LADO: Acidente
com morte na estação (O Estado de S. Paulo,
2/8/1927).
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ACIMA: Grande desastre na estação de Granjas Reunidas em 1937 - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER A REPORTAGEM INTEIRA COM FOTOS (Correio de S. Paulo, 26/6/1937).
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1947
AO LADO: A possibilidade
de o rei Vitor Emanuel III, que renunciara ao trono da Itália
após duas guerras mundiais e 45 anos no trono morar
ali, era citada e também que outros monarcas já
estiveram por ali antes. O rei morreu em dezembro desse mesmo
ano, sem ir para a fazenda (Folha da Manhã, 15/9/1947).
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ACIMA: Parte do município de Bocaiuva
nos anos 1950, com a linha do Centro da EFCB cortando-o de sul a norte
e com pelo menos cinco estações na linha (IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. IX, 1960).
(Fontes: Alfredo Dolabella Filho:
O Estado de Minas do Norte já na década de 1930, 2006; Folha da Manhã,
1947; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação,
1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Ao fundo, à esquerda, a estação, em 1928.
Em primeiro plano, carregamento de mudas de cana, no pátio
da estação. Foto Max Vasconcellos |
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Atualização:
31.10.2019
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