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E. F. Central do
Brasil (1925-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ENGENHEIRO
NAVARRO
(antiga MALHADA DO MEIO)
Município de Bocaiúva, MG |
Linha do Centro - km 1.014,690
(1928) |
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MG-3461 |
Altitude: 637 m |
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Inauguração: 01.08.1925 |
Uso atual: estação da FCA (2008) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Malhada do Meio foi inaugurada em 1925, para atender à
povoação do mesmo nome.
Já em 1928, apenas três anos depois, o seu nome passou
a ser Engenheiro Navarro, homenageando um engenheiro morto
bem longe dali, num desastre entre Itatiaia e Barão
Homem de Mello, no ramal de São Paulo da Central
do Brasil, em 1907. O nome do engenheiro veio transferido de uma outra
estação, a que passou a se chamar Valadares,
no ramal de Lima Duarte da própria Central do Brasil,
nas bandas de Juiz de Fora.
Em 2008 a estação de Engenheiro Navarro estava
ocupada pela concessionária FCA.
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1924
AO LADO: Anuncio da mudança de nome na estação,
4 anos antes da efetivação (O Estado de S. Paulo,
23/5/1924).
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1926
AO LADO: Acidente próximo à estação
(O Estado de S. Paulo, 7/7/1926).
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ACIMA: Parte do município
de Bocaiuva nos anos 1950, com a linha do Centro da EFCB cortando-o
de sul a norte e com pelo menos cinco estações na linha
(IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol.
IX, 1960).
(Fontes: Gutierrez L. Coelho; Jonathan
Sobral; Décio Marques; O Malho, 1924; IBGE:
Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. IX, 1960;
Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 12/2003. Foto Décio Marques |
A estação em 2006. Foto Jonathan Sobral |
A estação em 2006. Foto Jonathan Sobral |
A estação em outubro de 2008. Foto Gutierrez L.
Coelho |
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Atualização:
29.08.2018
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