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E. F. Central do
Brasil (1922-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ENGENHEIRO
DOLABELLA
(antiga JEQUETAÍ e CAMILLO PRATES)
Município de Bocaiúva, MG |
Linha do Centro - km 989,212 (1928) |
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MG-3459 |
Altitude: 598 m |
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Inauguração: 10.11.1922 |
Uso atual: abandonada (2006) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali construída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Engenheiro Dolabella foi inaugurada em 1922 como Jequetaí,
depois mudou o nome para Camillo Prates e finalmente (1924)
adotou um nome homenageando o Engenheiro Ludgero Wandick Dolabella,
provavelmente um membro da família a qual pertenciam as Granjas
Reunidas, localizadas um pouco à frente na mesma linha.
Ele foi o autor dos estudos do traçado da linha Corinto-Montes
Claros, terminada em 1926. Foi também empreiteiro da sua
construção.
A estação, pelo menos nos anos 1920 e 1930, tinha grande
movimento, atendendo a duas usinas de açúcar, de madeira
e serrarias que pertenciam à família que também
era dona das Granjas Reunidas. Nesta estação,
nos planos dos anos 1920, deveriam cruzar-se a linha do Centro
e a E. F. Bahia-Minas, que, pelos planos iniciais,
deveria chegar até a futura Capital do Brasil, já prevista
desde a constituição de 1891, hoje Brasília.
Nada disto aconteceu e a importância estratégica da estação
e da região teriam sido um dos motivos para os altos investimentos
da família Dolabella na região.
Foi por um bom tempo estação da FCA, mas em 2006 estava
abandonada.
"O irônico de tudo é a FCA, que a princípio
utilizava o prédio, pintou-o
com suas cores e errou feio na quilometragem (compare com o site).
No momento, o prédio está abandonado, a FCA já não o quer mais (como
tantos, nesta mesma linha) e o prefeitura local muito menos. Ao redor
a miséria de um povoado literalmente perdido no sertão" (Gutierrez
L. Coelho, 11/2/2010). Voltou a ser utilizada pela concessionária
depois, e em 2011 havia sido reformada.
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1910
AO LADO: O Engenheiro Dolabella, em foto em Pirapora,
MG (O Malho, 11/6/1910). |
ACIMA: Parte do município
de Bocaiuva nos anos 1950, com a linha do Centro da EFCB cortando-o
de sul a norte e com pelo menos cinco estações na linha
(IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol.
IX, 1960).
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1924
AO LADO: Anuncio da mudança de nome na estação,
4 anos antes da efetivação (O
Estado de S. Paulo, 23/5/1924).
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1924
AO LADO: Queda de barreira pouco antes da estação,
no km 987 (O Estado de S. Paulo, 24/12/1924).
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1933
AO LADO: Descarrilamento próximo à estação,
no km 987 (O Estado de S. Paulo, 24/6/1933). |
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(Fontes: Odair Lopes; Gutierrez L. Coelho;
Décio Marques; Jonathan Sobral; Manoel Marcos Monachesi; IBGE:
Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. IX, 1960;
Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação,
1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação, por volta de 1950. Acervo Manoel Marcos
Monachesi |
A estação nos anos 1990. Foto Jonathan Sobral
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A estação em 12/2003. Foto Décio Marques |
A estação em 2006. Foto Jonathan Sobral |
A estação em 11/2/2010. Foto Gutierrez L. Coelho |
A estação em 11/2011. Foto Odair Lopes |
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Atualização:
29.08.2018
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