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E. F. Central do
Brasil (1890-1975)
RFFSA (1975-1996) |
EWBANK
DA CÂMARA
(antiga TABÕES)
Município de Ewbank da Câmara,
MG |
Linha do Centro - km 310,059 (1928) |
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MG-0178 |
Altitude: 776 m |
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Inauguração: 12.10.1890 |
Uso atual: Biblioteca pública (2013) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Tabões foi inaugurada em 1890.
Aparentemente o nome
se conservou por muito pouco tempo, substituído pelo do de
Ewbank da Câmara, diretor da E. F. Dom Pedro II nos anos
de 1880.
A estação estava sendo usada em 2013 como centro cultural
e biblioteca do município. Ao fundo, existia uma gruta que permanecia iluminada
à noite (que pode ser vista na foto de 10/2006, abaixo, entre
dois dos postes da cobertura da plataforma).
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1892
AO LADO: Morte na estação de Ewbank da Camara (O Estado de S. Paulo, 6/8/1892). |
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1934
AO LADO: Acidente na estação
(O Estado de S. Paulo, 19/1/1934). |
(Fontes: Jorge A. Ferreira; Gutierrez L. Coelho; Max
Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação: Vias
Brasileiras de Communicação,1928; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Ewbank, em 2002. Foto Jorge A. Ferreira |
A estação em 07/2002.
Foto Jorge A. Ferreira |
A estação em 10/2006. Foto Jorge A. Ferreira |
A estação em 02/2009.
Foto Jorge A. Ferreira |
A estação em 30/12/2013. Foto Gutierrez L. Coelho |
A estação em maio de 2018. Foto Ludmila Albuquerque |
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Atualização:
13.09.2020
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